Questões de Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar (Educação Física)

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Um dos princípios didático-metodológicos norteadores para o ensino dos jogos coletivos é o da excelência. Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

  • A necessidade de ensinar esporte a todos, não discriminando, por exemplo, os que têm menos habilidades para o jogo
  • B possibilitar, na práxis pedagógica, o resgate de valores éticos, morais e críticos
  • C necessidade permanente de fazer com que os alunos gostem do esporte, para que o levem, assim, para o resto da vida
  • D ensinar bem a todos, pois não basta só ensinar
  • E tomada de consciência das ações, à medida que desenvolvam autonomia na vida e no esporte

No que se refere à prática do esporte no ensino médio, assinale a alternativa incorreta.

  • A Não é possível pensar o esporte sem se incluir as capacidades físicas de rendimento, que são: força; velocidade; resistência; e flexibilidade.
  • B Essa é a melhor fase de aprendizado e deve ser aproveitada com exercícios variados, abrangentes e direcionados para a consolidação de uma técnica esportiva superficial e, se possível, mais refinada.
  • C Nessa fase, um grande aumento da força e a grande capacidade de memorizar movimentos fornecem condições ideais para o aprimoramento esportivo.
  • D Trata-se de uma fase cujo foco é a especificidade das modalidades esportivas.
  • E Busca-se o aperfeiçoamento físico, técnico e tático, e a estrutura formal das competições torna-se um atrativo considerável.

No século passado, a educação física esteve estreitamente ligada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e a suas finalidades quanto no que diz respeito ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Durante as décadas de 1960 e 1970, configurou-se como critério organizador do conhecimento da educação física o método desportivo generalizado, que objetivava o(a)

  • A militarismo.
  • B higienismo.
  • C cultura corporal do movimento.
  • D esportivização da educação física.
  • E psicomotricidade.

A respeito das competências específicas da educação física para o ensino fundamental, julgue os itens seguintes.

I Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia, e discutir posturas consumistas e preconceituosas são competências específicas da educação física no ensino fundamental. II Usufruir das práticas corporais de forma autônoma, para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, e ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde são competências específicas da educação física no ensino fundamental. III Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes são competências específicas da educação física no ensino fundamental. IV Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo, são competências específicas da educação física no ensino fundamental.

Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item IV está certo.
  • B Apenas os itens I e II estão certos.
  • C Apenas os itens I, II e II estão certos.
  • D Apenas os itens II, III e IV estão certos. 
  • E Todos os itens estão certos.

Os conteúdos do esporte nas aulas de educação física e sua tematização devem existir a partir da compreensão do esporte como fenômeno sociocultural, de maneira que os alunos

  • A sejam considerados como sujeitos da prática pedagógica, e não como objeto.
  • B o façam acontecer apenas por sua ação motora.
  • C não o façam acontecer apenas por sua ação reflexiva.
  • D o façam como uma prática sistematizada de educação física.
  • E sejam apenas objeto de suas práticas.