Questões de Planejamento Educacional (Pedagogia)

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Um grupo de educadores se une com o objetivo de fundar uma instituição de ensino. Diante dessa tarefa, concluem que a perspectiva de Planejamento Participativo é a que melhor se adéqua à sua visão.
Pode-se concluir que o grupo deseja conduzir sua organização de modo que ela:

  • A considere o público para além dos objetivos internos, deixando-se orientar pelo seu grau de satisfação;
  • B se assemelhe ao gerenciamento de empresas, focado em metas de ganho e nos meios para alcançá-las;
  • C permita que os processos se desenrolem naturalmente, sem o controle que caracteriza as corporações;
  • D se guie por parâmetros objetivos e verificáveis, prezando pela neutralidade no campo ideológico;
  • E empreenda um projeto de transformação social, colocando as ferramentas da gestão a seu serviço.

Como a educação está no âmago de qualquer sociedade, os alunos são aqueles que devem ser educados no uso da tecnologia de maneira responsável, garantindo a segurança do ambiente on-line para as gerações vindouras. Consequentemente, os aspectos da cidadania digital giram em torno do uso da tecnologia para fins educacionais. Nesse sentido, alguns elementos devem ser levados em conta no uso da tecnologia, EXCETO:

  • A Acesso digital.
  • B Comunicação digital.
  • C Política digital.
  • D Alfabetização digital.
  • E Responsabilidades e direitos digitais.

obre um determinado tipo de plano, analise as características abaixo:

 É um detalhamento do plano de ensino.
 As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real.
 Na sua elaboração, deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável.

As características acima definem qual tipo de plano? 

  • A De aula.
  • B Político-Pedagógico.
  • C Setorial.
  • D De curso.
  • E Regimental.

Libâneo (2018) lista as tarefas principais das escolas públicas, entre elas, destacam-se:

I. Assegurar a transmissão e assimilação dos conhecimentos e habilidades.
II. Assegurar o desenvolvimento do pensamento crítico e independente.
III. Oferecer um processo democrático de gestão escolar com a participação de todos os elementos envolvidos com a vida escolar.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Para Drucker (apud REZENDE, 2008, p. 18), “o planejamento é o processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias para execução dessas decisões e medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. Como o planejamento está voltado para o futuro, a organização deve estar preparada permanentemente. Nesse sentido, Chiavenato (2006, p. 409) estabelece que “o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-lo adequadamente”.
(Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206385/2/CST%20GP% 20-%20Planejamento%20-%20MIOLO.pdf.)

O planejamento, sob a abordagem de níveis hierárquicos, pode ser distinguido em três tipos: estratégico, tático e operacional, que estão relacionados aos níveis de decisão em uma pirâmide organizacional. Sobre o nível “estratégico”, assinale a afirmativa correta. 

  • A É desenvolvido por níveis organizacionais intermediários, cuja finalidade é o uso eficiente dos recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos fixados.
  • B Afeta somente as unidades setoriais e pode ser considerado como a formalização, por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, ou seja, são estruturados os planos de ação.
  • C Está relacionado com os objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da organização. Trabalha com decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidos nos demais planejamentos.
  • D Corresponde a um conjunto de partes homogêneas dos demais planejamentos que deve conter em detalhes para seu desenvolvimento e implantação, tais como os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; e, os responsáveis por sua execução e implantação.
  • E Está relacionado com os objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a organização. Está sob a responsabilidade dos níveis mais altos da organização referente à formulação de objetivos e à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas/internas à instituição e sua evolução esperada.