Questões de Planejamento Estratégico de Comunicação (Comunicação Social)

Limpar Busca

Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


Uma organização que disponha de site oficial e redes sociais deve valer-se desses veículos de comunicação eletrônica para divulgar seus vídeos institucionais. 

  • Certo
  • Errado

Tendo em vista que a assessoria de imprensa deve levar informações relevantes sobre o assessorado à sociedade ou a públicos específicos, com o objetivo de formar uma imagem positiva da organização, julgue o próximo item, relativos à assessoria de imprensa. 


É indispensável conhecer o funcionamento da mídia para se encontrar oportunidades de promoção da organização.

  • Certo
  • Errado
As empresas, hoje, necessitam de profissionais justamente com características voltadas para o planejamento. A comunicação atualmente deve ser encarada como negócio e estrategicamente. Não deve somente ser vista como operacional. Partindo disso, é evidente que na área de comunicação faz-se necessário o planejamento. Profissionalizar as ações de comunicação só traz benefícios para quem faz e quem recebe o plano. Planejamento é o processo de planejar. O plano é a materialização do processo, ou seja, do planejamento. Sendo assim, o plano é o documento escrito, o processo formatado. Existem vários tipos/classificações de planejamento: marketing; comunicação; vendas; eventos etc, que estão inseridos em três classificações: estratégico; tático; e, operacional. Sobre o planejamento operacional, assinale a afirmativa correta.
  • A São exemplos de planos operacionais: planos de marketing; de produção; financeiros; recursos humanos etc.
  • B É o processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste entre os objetivos de organização e as oportunidades de mercado.
  • C Baseia-se no desenvolvimento de missão da empresa, objetivos de apoio, portfólio de negócios bem-estruturado e estratégias funcionais coordenadas.
  • D Está relacionado à área coberta do plano, obedecendo, obviamente, aos objetivos do plano estratégico, como lançar um novo produto; fazer um reposicionamento de produto; e, contratar e treinar novos vendedores etc.
  • E É um plano de curta duração que tem a função de controlar as rotinas de uma unidade da organização, e os responsáveis estão inseridos abaixo do nível tático, que inclui analistas, supervisores, coordenadores etc., que são responsáveis pela coordenação das rotinas.

Sobre gestão de crises e comunicação, analise as seguintes afirmativas:
(1) A quase totalidade das crises não dá sinais de que irá acontecer.
(2) Boa reputação é ativo construído ao longo dos anos ameaçada constantemente pelas crises.
(3) Se a crise não for debelada rapidamente, o tempo contribui para agravá-la.
(4) O plano de prevenção de crises pode ser feito por um grupo restrito de pessoas.
(5) Organizações ou governos com gerenciamento de crises eficientes superam melhor os momentos difíceis.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A 1-3-5
  • B 1-4-5
  • C 2-3-4
  • D 2-3-5
  • E 3-4-5

Na administração de crises de imagem, o plano de contingências tem a função de

  • A manter um banco de notas e comunicados preparados, para adiantar as respostas à imprensa.
  • B estabelecer regras para a gerência de recursos humanos contratar e demitir em períodos de crise.
  • C fazer cortes orçamentários a fim de evitar perdas financeiras significativas em períodos de crise. 
  • D prever ações para evitar ou minimizar os impactos de uma crise, preservando a imagem da organização.
  • E impedir que cheguem ao conhecimento da imprensa problemas internos da organização que podem desencadear uma crise.