Questões de Plano de Mídia (Comunicação Social)

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A mídia externa, como o próprio nome indica, é a propaganda veiculada em ambientes externos. Seu principal objetivo é transmitir informações ao público quando ele está realizando alguma atividade na rua. Assinale a alternativa que apresenta o nome das publicidades gigantescas em fachadas de edifícios.

  • A backlight
  • B frontlight
  • C busdoor
  • D painéis interativos
  • E empena

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

  • A tática de grupos prioritários
  • B conteúdo gerado pelo usuário
  • C estratégia de captação dinâmica
  • D comunidade ativa de influenciadores

No planejamento de uma campanha de comunicação desenvolvida para uma instituição pública autárquica, entre outros, devem ser considerados os seguintes aspectos:

  • A análise de ambiente; análise SWOT; definição de públicos-alvo; análise da realidade institucional; definição de objetivos de mercado; e plano de mídia.
  • B análise de cenário; análise do problema; definição de stakeholders; objetivos de comunicação; resultados desejados; e estratégia de distribuição.
  • C análise de cenário; análise do problema; definição de públicos-alvo; objetivos de mercado; resultados desejados; e plano de mídia.
  • D avaliação de ambiente; análise de concorrência; definição da realidade institucional; objetivos de comunicação; resultados desejados; e plano de mídia.
  • E análise de cenário; análise do problema; definição de públicos-alvo; objetivos de comunicação; resultados desejados; e plano de mídia.

Matos (2009, p.96), em seu livro “Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo”, apresenta a seguinte situação:


Uma grande empresa de alimentos de Santa Catarina, que atravessava um momento crítico em razão da queda da demanda de seus produtos, divulgou em uma revista institucional, dirigida aos públicos interno e externo, os percalços pelos quais passava. Em entrevista de capa, o presidente da companhia instigava os leitores a sugerirem soluções para a superação do problema. Mobilizado pela matéria publicada e entusiasmado a buscar a solução eficaz, um publicitário recém-formado apresentou um projeto de marketing. O resultado, em menos de seis meses, foi a retomada do crescimento das vendas.


Avalie o que se afirma ser correto constatar no texto referente à estratégia utilizada pela política de comunicação da empresa mencionada.


I. Dentro de uma perspectiva estratégica, os benefícios da comunicação organizacional para a eficácia do fluxo de comunicações na empresa aconteceram exclusivamente em âmbito interno.

II. As organizações estão percebendo o quanto é importante criar instrumentos que possam garantir uma comunicação mais eficiente.

III. As organizações estão percebendo o quanto é importante estarem cada vez mais próximas de seus públicos interno e externo.

IV. A política de comunicação organizacional caracterizou-se por uma ação efetiva em torno da agilização no fluxo de informações na empresa.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II, III e IV.