Questões de Política Educacional (Serviço Social)

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Considerando o contexto social e as relações que são estabelecidas no ambiente escolar, assinale a alternativa correta.

  • A A fim de disseminar o respeito às diferenças culturais nas relações, todos os profissionais da comunidade escolar devem pautar suas ações na valorização da diversidade, como princípio do Estado brasileiro democrático e laico, independentemente de suas crenças pessoais.
  • B Atitudes de intolerância e violência nas relações são sempre facilmente identificáveis. Sendo assim, a formação continuada dos profissionais da instituição de ensino, relacionada a temas como diversidade cultural, gênero e raça, não se faz indispensável para que eles identifiquem e atuem de maneira ética diante de tais atitudes.
  • C O profissional que tiver conhecimento da ocorrência de violência física deverá comunicar a autoridade escolar para que sejam tomadas as providências cabíveis. No entanto, outras formas de violência, como psicológica, sexual, moral ou simbólica, não são passíveis de tal comunicação.
  • Dbullying é a agressão física ou psicológica que ocorre repetitiva e intencionalmente, de modo a ridicularizar, humilhar e intimidar a vítima. É importante que os profissionais da escola reconheçam o bullying como forma de violência, pois isso simboliza um marco no respeito às diferenças. Não obstante a identificação do bullying pela escola, os pais ou responsáveis dos alunos são os únicos que possuem legitimidade para tomar as medidas necessárias contra esse tipo de violência.
  • E O fenômeno da violência nas escolas, amplamente divulgado pelas mídias, atesta a crescente falência da autoridade da instituição escolar. Esse contexto demanda que o assunto seja tratado, exclusivamente, pela inserção policialesca no âmbito escolar, de modo prioritário e urgente, a fim de coibir a violência.

Acerca do Art. 28. da Lei nº 13.146/2015, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. Marque a alternativa CORRETA:

  • A Oferta de educação bilíngue, em Libras como terceira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
  • B Atendimento preferencial à pessoa com deficiência nas dependências das Instituições de Ensino Superior (IES) e nos serviços.
  • C Disponibilização de provas em formatos acessíveis para atendimento às necessidades específicas do candidato com deficiência.
  • D Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.
  • E Projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das informações extraídas dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.

  • A Nos anos de 2010 e 2011, o Grupo de Trabalho (GT) Serviço Social na Educação elaborou a metodologia para o levantamento de dados referentes à inserção de assistentes sociais na Política de Educação em todos os estados.
  • B Muitas das requisições feitas aos/às profissionais de serviço social neste campo acabam se configurando em extensões das atividades decorrentes dos programas e projetos voltados para a garantia do acesso à educação escolarizada, revelando práticas nem sempre integradas ou articuladas.
  • C A qualidade da educação a ser assegurada, em consonância com o projeto ético-político profissional do serviço social, não se alcança como resultado da ação de um/a único/a profissional.
  • D A garantia da qualidade da educação que deve pautar a atuação profissional se ancora na perspectiva de uma educação que contribua exclusivamente para a emancipação política e que prescinde, para tanto, da apropriação, pela classe trabalhadora, do acervo cultural, científico e tecnológico que caracteriza a sociedade capitalista em que se vive.
  • E A Política de Educação resulta de formas historicamente determinadas de enfrentamento das contradições que particularizam a sociedade capitalista pelas classes sociais e pelo Estado.

Analise as assertivas abaixo extraídas dos Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A Política de Educação é composta por níveis e modalidades de ensino, cada um deles possui particularidades no tocante a: dinâmica dos espaços ocupacionais, legislações, prerrogativa dos entes governamentais, profissionais e públicos.

( ) As demandas apresentadas aos/às assistentes sociais em relação à educação sempre estiveram limitadas a uma inserção restrita aos estabelecimentos educacionais tradicionais.

( ) Uma educação de caráter emancipador limita-se a uma educação escolarizada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – V – F.
  • E F – F – F.

Visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas. Tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

É CORRETO afirmar que a descrição se refere a/à/ao:

  • A Estratégia saúde da família.
  • B BPC na Escola.
  • C Programa saúde na escola.
  • D Auxílio Brasil.
  • E Programa bolsa família.