Questões de Política Nacional de Saúde do Trabalhador (Medicina do Trabalho)

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São objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

  • A ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação transversal, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e todas as instâncias da rede de atenção.
  • B planejar e avaliar as práticas de saúde.
  • C conceber ações de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho.
  • D o planejamento conjunto entre as vigilâncias, com eleição de prioridades comuns para atuação integrada, com base na análise da situação de saúde dos trabalhadores.
  • E a formação e manutenção de grupos de trabalho integrados para investigação de surtos e eventos inusitados e de investigação de situações de saúde decorrentes de potenciais impactos ambientais de processos e atividades produtivas.

O Decreto Nº 7.602, de 7 de novembro de 2011, dispõe sobre o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, que não tem por princípio

  • A integralidade.
  • B prevenção.
  • C diálogo social.
  • D universalidade.
  • E procedência das ações de assistência, reabilitação e reparação sobre as de promoção, proteção e prevenção.
Referente aos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituídos na Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, incluem COM EXCEÇÃO:
  • A Promoção da saúde e ambientes e processos de trabalhos saudáveis, o que pressupõe ao estabelecimento e adoção de parâmetros protetores da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho.
  • B Fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) e a integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde, o que pressupõe a identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de risco à saúde dos trabalhadores no território.
  • C Controle e avaliação da qualidade dos serviços e programas de saúde do trabalhador, nas instituições e empresas públicas e privadas.
  • D Ampliar o entendimento de que a saúde do trabalhador deve ser concebida como uma ação hierárquica, devendo a relação saúde-trabalho ser identificada em todos os pontos e instâncias da rede de atenção.
  • E Garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador, que pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento da saúde do trabalhador na assistência e nas estratégias e dispositivos de organização e fluxos da rede.
A Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no seu arti. 5º aponta como princípios e diretrizes:

I. universalidade;

II. adscrição de clientela;

III. integralidade;

IV. participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social;

V. centralização;

VI. hierarquização;

VII. equidade;

VIII. precaução.

Dos itens acima são INCORRETOS os apontados na alternativa:
  • A II, IV e VII.
  • B IV e VII.
  • C II e V.
  • D I, III e VII.
  • E II, IV e V.
Relacionado à legislação em saúde a qual contempla a legislação para saúde do trabalhador assinale a alternativa INCORRETA:
  • A A Portaria n.º 1.679, de 19 de setembro de 2002, que dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS, denominada RENAST. Seu principal objetivo é estimular a criação de centros coordenadores de Saúde do Trabalhador nos estados e regiões, de forma articulada entre o Ministério da Saúde, as secretarias de Saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e balizada pelas diretrizes da Norma Operacional de Assistência à Saúde (NOAS-SUS) 01/2002.
  • B A Portaria MS n.° 3.908, de 30 de outubro de 1998, que aprova a NORMAOPERACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR (NOST), estabelece procedimentos para orientar e instrumentalizar as ações e serviços de saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), definindo o elenco mínimo de ações a serem desenvolvidas pelos municípios, estados e Distrito Federal, habilitados nas condições de gestão previstas na NOB-SUS 01/96.
  • C Portarias Nacionais e Estaduais que Instituem Listagem de Doenças e Agravos de Notificação Compulsória destacam que a notificação de agravos relacionados ao trabalho é definida pelo setor saúde como notificação não compulsória há várias décadas.
  • D A estruturação da RENAST implica em ações na rede de Atenção Básica e no Programa Saúde da Família (PSF); na rede de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST); e em ações na rede assistencial de média e alta complexidade do SUS.
  • E A Portaria SAS/MS n.º 119, de 9 setembro de 1993, inclui no Sistema de Informações Ambulatoriais/SIA/SUS o procedimento “Atendimento Específico para Acidente de Trabalho”, compreendendo o preenchimento do Laudo de Exame Médico (LEM) para o primeiro atendimento médico a paciente vítima de acidente do trabalho.