Questões de Políticas Educacionais (Pedagogia)

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O sangramento nasal na criança, na grande maioria das vezes, acontece numa região chamada de plexo de Kiesselbach, formado por uma confluência de vasos muito finos, próximo da ponta do nariz, onde facilmente a criança alcança com o dedo. Sendo assim, basta alguma pequena batida ou coçada mais forte no nariz para que os vasos estourem, causando o sangramento. O que é CORRETO fazer se a criança estiver com o nariz sangrando?

  • A Deitar a cabeça para trás.
  • B Introduzir um cotonete no nariz.
  • C Colocar água quente no nariz.
  • D Deixar a cabeça dela flexionada para baixo.
O processo de escolarização em um todo foi prejudicado no período da pandemia. Diversos fatores fizeram com que a qualidade do ensino ficasse comprometida. Já é sabido que a taxa de alfabetização no Brasil caiu em 2022. Se formos buscar as metas determinadas no Plano Nacional de Educação a meta 9 ressalta que deve-se:
  • A Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.
  • B Elevar a taxa de alfabetização da população com 13 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 60% a taxa de analfabetismo funcional. 
  • C Elevar a taxa de alfabetização da população com 14 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional.  
  • D Elevar a taxa de alfabetização da população com 16 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 60% a taxa de analfabetismo funcional. 
  • E Elevar a taxa de alfabetização da população com 18 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. 
A crise da educação brasileira não é uma crise, é um projeto.
Em 2022 comemorou-se o centenário do nascimento do antropólogo, educador e político brasileiro Darcy Ribeiro, cuja trajetória foi marcada pelo sentimento de urgência no encaminhamento das grandes questões sociais brasileiras, como a crise crônica na educação pública. Em entrevista ao programa Roda Viva (1995) afirmou: “A escola trata o menino popular como se fosse classe média. Ela dá exercício para fazer em casa. Suponha que ele tenha casa. Suponha que em casa tenha quem já estudou; 80% das famílias da periferia de São Paulo não têm. Então a escola é feita para ele fracassar nela.” 
A respeito das principais iniciativas promovidas por Darcy Ribeiro no campo da educação pública, analise as afirmativas a seguir.
I. Como legislador, foi relator no Senado da atual Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB) aprovada em 1996, a qual incluiu a educação infantil (creches e pré-escola) como primeira etapa da educação básica. II. Como educador, idealizou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) para proporcionar uma escolarização em tempo integral e disponibilizar educação, esportes, assistência médica, alimentos e atividades culturais variadas a todos os alunos. III. Como político indigenista, elaborou a lei que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, para assegurar o reconhecimento do valor civilizacional dos povos nativos e sua contribuição para a cultura do Brasil.
Está correto o que se afirma em
  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Sobre as relações entre currículo, conhecimento e cultura, pode-se afirmar que:
  • A a construção de currículos que destaque a diversidade cultural de seus alunos exige do professor uma postura inovadora, pois implica em valorizar as diferentes manifestações culturais, mesmo que se enfatize o tipo de cultura adequada do ponto de vista educacional
  • B ao relacionar currículo, conhecimento e cultura torna-se uma ação inviável no ambiente educacional, pois, é papel da escola apenas fomentar práticas culturais adequadas à aprendizagem de seus alunos
  • C na construção do currículo, deve-se considerar as diversas culturas presentes no âmbito escolar, pois exige uma nova postura do professor, que precisa estar aberto às diferentes manifestações culturais, considerando suas relações sociais e oportunizar espaço para a crítica cultural, o diálogo e o desenvolvimento de pesquisas
  • D ao se construir o currículo, é importante que se valorize a diversidade cultural na escola, como inclusão de teatro, música clássica, dança e leitura literária nas práticas cotidianas da escola, pois assim, é possível permitir que os alunos tenham acesso às diversas formas de cultura superiores às manifestações culturais populares que, em geral, participam
  • E o currículo escolar precisa valorizar a diversidade cultural na escola que pressupunha uma nova postura por parte do professor, assumindo um papel crítico sobre as classes menos favorecidas, priorizando o ensino de práticas culturais mais apropriadas do ponto de vista educacional, social e econômico
No cotidiano escolar, os horários de intervalo e lazer, são os mais propícios às ocorrências de acidentes, tanto os mais simples quanto os mais graves, independentemente da faixa etária dos alunos. Um pequeno descuido, em fração de segundos, pode ocasionar um acidente entre os alunos e, solucioná-lo de forma eficiente, é papel de todos os profissionais da escola, principalmente daqueles que tem a incumbência de acompanha-los como os Assistentes de Alunos. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
  • A Cabe ao Assistente de Alunos elaborar um plano de ação para primeiros socorros
  • B É função do Assistente de Alunos saber realizar curativos de emergência em caso de fraturas ou cortes profundos que necessitam pontos
  • C A escola deve ser um ambiente seguro e saudável, portanto, cabe ao Assistente de Alunos estar atento a tudo que coloca em risco a saúde e a segurança dos alunos
  • D Para ser um bom Assistente de Alunos é preciso que este profissional tenha também formação em enfermagem
  • E É função do Assistente de alunos ministrar juntamente como o professor de educação física, atividades esportivas nas quais ocorrem mais acidentes