Questões de Políticas Educacionais e Organização (Educação Artística)

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O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes.
De acordo com esta definição, conteúdos do currículo oculto incluem
  • A atitudes e valores próprios de determinadas esferas sociais.
  • B saberes reservados à prática do ocultismo e misticismo.
  • C conhecimentos secretos ou reservados à determinado grupo político.
  • D rituais e mitos eminentemente ou exclusivamente religiosos.
  • E comportamentos antissociais ou antiéticos para além da escola.

A resolução do CEE (Conselho Estadual de Educação) da Bahia de n° 110, publicada em 29 de setembro de 2015 dispõe sobre a obrigatoriedade do Ensino da Arte, nas instituições de ensino públicas e privadas da Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Esta Resolução tem por finalidade orientar as instituições educacionais pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino para a organização pedagógica do Ensino da Arte na Educação Básica, em todas as etapas e modalidades. Dentre as orientações descritas é declarado que o desenvolvimento cultural do educando deverá ser contemplado no Ensino da Arte em processos que impliquem

  • A experienciação, problematização, contextualização, pesquisa e produção artística.
  • B reflexão, socialização, introspecção, investigação e criação artística.
  • C experimentação, profissionalização, contextualização e criação autoral.
  • D prospecção, investigação, criação e contextualização autoral e introspectiva.
  • E apreciação, criação, socialização, respeito e conhecimento estético.

Tomando o multiculturalismo como projeto político-pedagógico, é INCORRETO afirmar que

  • A possui caráter antieurocêntrico, assegurando o reconhecimento e a visibilidade de culturas marginalizadas ou excluídas.
  • B se baseia no reconhecimento da diferença e do direito à diferença e da coexistência e construção de uma vida em comum.
  • C é um projeto antieuropeu, que procura substituir os valores e realizações históricos da civilização ocidental por uma promoção sem critério de realizações inferiores.
  • D designa a coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por diferentes culturas em sociedades “modernas”.
  • E parte do reconhecimento das diferenças culturais e de experiências históricas com o objetivo promover um contraponto de perspectivas históricas e culturais.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental para o bom funcionamento da escola. Julgue as afirmativas a seguir e assinale a INCORRETA.

  • A Não é necessário que o PPP seja diretamente vinculado ao currículo escolar.
  • B A elaboração do PPP deve priorizar a cooperação de toda a comunidade escolar, inclusive dos pais dos alunos.
  • C Um dos princípios para a elaboração do PPP seria o de gestão democrática.
  • D O PPP deve ser contextualizado com demandas de ordem coletiva e considerar, inclusive, a cultura local.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um princípio da Educação Nacional segundo a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.

  • A Valorização da experiência escolar em detrimento da extra-escolar.
  • B Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
  • C Coexistência de instituições públicas e privadas.
  • D Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.