Questões de Políticas Públicas e Educacionais em Educação Física (Educação Física)

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O Projeto Político Pedagógico da escola constitui-se em um documento que garante a autonomia das instituições de ensino em relação à proposta de orientação de suas práticas educacionais (LDB 9394/96). Em relação aos aspectos a serem considerados pelos professores de Educação Física e demais professores junto a construção do Projeto Político Pedagógico, analise as afirmativas a seguir.

I. Repensar sobre o papel e sobre a função da educação escolar, seu foco, sua finalidade, seus valores é uma necessidade essencial. Na Educação Física considerar as características da comunidade local e sua capacidade de empregabilidade no âmbito do esporte de alto rendimento. II. Ter a dimensão de presente: a criança, o adolescente, o jovem vivem momentos muito especiais de suas vidas, onde vivenciam tempos específicos da vida humana e não apenas tempos de espera ou de preparação para a vida adulta. III. A escola propõe algo que ainda não existe, mas que é uma possibilidade real, da qual possa se aproximar gradativamente. Isso supõe um posicionamento político da equipe escolar, para uma visão do ideal de organização da convivência social e de um posicionamento pedagógico.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e II apenas
  • B II e III apenas
  • C I apenas
  • D III apenas
  • E I, II e III

De acordo com Soares (1996), a educação física escolar tem suas raízes na Europa e, a princípio, o nome dado a esse campo educativo era Ginástica e apresentava certa abrangência. Passam-se os anos, a ciência evolui, emergem outros campos científicos (sociologia, antropologia, psicologia, história) e a educação física acompanha as mudanças na ciência e na sociedade. Soares (1996) apresenta, em seu texto, um quadro “do movimento do pensamento da educação física escolar”, em relação ao tempo cronológico e ao conteúdo de ensino. Ao pensar nesse quadro e nos apontamentos da autora citada, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos do pensamento na educação física, em relação ao tempo cronológico.

  • A Movimento esportivo; movimento ginástico europeu; psicomotricidade; cultura corporal; cultura física; cultura de movimento.
  • B Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; psicomotricidade; cultura corporal (física ou de movimento).
  • C Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; psicomotricidade; educação física desenvolvimentista (habilidades motoras).
  • D Movimento ginástico europeu; movimento esportivo; pedagogia do esporte; educação física desenvolvimentista (habilidades motoras).
  • E Movimento esportivo; movimento ginástico europeu; pedagogia do esporte; cultura corporal (física ou de movimento). 

Na atuação na Atenção Básica à Saúde, o Profissional de Educação Física deve:
I.Buscar estimular e fomentar a participação e controle social. II.Buscar um bom conhecimento do território. III.Participar de atividades de apoio matricial.
É correto o que se afirma em:

  • A II, apenas.
  • B I, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
  • E III, apenas.

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Educação Precoce tem como objetivo atender crianças com atraso no desenvolvimento, com diagnóstico de deficiências ou com potencial para altas habilidades. 

  • Certo
  • Errado

Quanto às políticas educacionais, em particular, aquelas que compreendem a educação física e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, julgue o item.
O Programa Ginástica nas Quadras tem o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos das escolas públicas na perspectiva da saúde coletiva. 

  • Certo
  • Errado