Questões de Porta-vozes Institucionais (Comunicação Social)

Limpar Busca

No relacionamento com a imprensa, é fundamental que a organização esteja preparada para entender as técnicas e os interesses jornalísticos. Para o aproveitamento de um release por um veículo jornalístico, é importante, entre outros critérios, que o release

  • A seja novidade e seja amplamente divulgado para diversos meios de comunicação.
  • B tenha exclusividade, seja adequado ao perfil do veículo e desperte o interesse público.
  • C contenha, entre aspas, dizeres de um representante da alta direção da organização e tenha um título criativo.
  • D apareça acompanhado de imagens, de vídeos e de brindes, compondo um press kit.
  • E mantenha certo suspense sobre a novidade, instigando o veículo a pedir mais informações à organização.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação voltada para a preparação de porta-vozes, capacitando-os a lidar com jornalistas e a se relacionar com a imprensa, sobretudo em situações de crise.

  • A mailing
  • B clipping
  • C media training  
  • D follow up
  • E branding

Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune à crise. Por isso, as empresas investem em times para realizar a gestão de crise. Sobre a crise e a gestão dela, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder.

( ) A administração de crises se preocupa com fatos simples, que podem assumir dimensões maiores .

( ) A comunicação é responsável pela administração da crise.

( ) Na atualidade, os principais desencadeadores de crises são os repórteres investigativos, sedentos por lacunas para midiatizar.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - V - F - F
  • D F - V - V - F
Na gestão de crise, nem todos os aspectos são unânimes entre os autores e estudiosos do tema. Em partes por ser muito complexo mesmo, em outras, porque cada situação é única e depende de diversos fatores para a decisão de um plano. No entanto, existe uma prática que é unânime quando uma crise é instalada em uma organização. Assinale a alternativa que corresponda a essa prática. 
  • A A adoção de um comitê de crise composto por diversos membros da organização
  • B A adoção de um único porta voz da empresa para falar com a imprensa
  • C A adoção de um único meio de comunicação para esclarecimentos
  • D A adoção do silêncio sobre a pauta até que não se possa mais esperar
Uma coletiva de imprensa foi marcada por uma empresa pública de saneamento para explicar para a população, os motivos da falta de água no município e o presidente do órgão seria o porta-voz, porém, ele não pode comparecer. Nesse caso, a tarefa foi delegada corretamente para:
  • A A ouvidora.
  • B O responsável pela área jurídica.
  • C O vice-presidente.
  • D O assessor de imprensa.