Questões de Práticas Avaliativas: Sujeitos, Objetos e Métodos da Avaliação (Pedagogia)

Limpar Busca

Os métodos e metodologias de ensino são destinados a efetivar o processo de ensino, podendo ser de forma individual, em grupo, coletiva ou socializada-individualizante. O método de trabalho em grupo, seminário tem como objetivo:

  • A fixar o conhecimento através de uma série progressiva de exercícios graduados.
  • B passar para o assunto seguinte somente quando aluno tiver dominado o anterior.
  • C desenvolver atividades adaptadas às necessidades e dificuldades dos estudantes.
  • D valorizar o atendimento às diferenças individuais através de fichas, estudo dirigido e ensino programado.
  • E debater sobre um tema promovendo a participação ativa dos alunos e professor, através da análise crítica de um problema ou tema exposto.

Os métodos aplicados na apresentação, desenvolvimento, exercícios e avaliação de um conteúdo são fundamentais para que eles ganhem significado e se tornem de fácil compreensão. É neste sentido que entendemos como de extrema importância os critérios estabelecidos em suas escolhas.
Qual das opções abaixo cita um critério que corrobora com a eficiência do método?

  • A Priorizar metodologias que desenvolvam os conteúdos com o objetivo de preparar o estudante para o mercado de trabalho.
  • B Escolher metodologias que prezam pela contextualização dos conteúdos.
  • C Trabalhar apenas os métodos onde o conteúdo é apenas um coadjuvante no desenvolvimento sócio emocional do estudante.
  • D Desenvolver metodologias que preparem o estudante exclusivamente para a iniciação científica.

No que concerne à avaliação na aprendizagem, é correto afirmar que os critérios de avaliação escolar

  • A não devem estabelecer expectativas de aprendizagem dos alunos a partir do ensino.
  • B devem ser tomados pelo educador como objetivos, o que aumenta a realização de aprendizagem.
  • C sempre expressam todos os conteúdos que foram trabalhados no ciclo.
  • D explicitam expectativas de aprendizagem, desconsiderando os objetivos de cada ciclo.
  • E apontam as experiências educativas às quais os alunos devem ter acesso.
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os métodos de ensino são as ações do professor por intermédio das suas atividades com os estudantes, procurando atingir os objetivos do trabalho docente, considerando-se um conteúdo específico.
II. A aula expositiva costuma consistir na apresentação oral de um tema logicamente estruturado, podendo incluir recursos digitais, mídias e dinâmicas em sala de aula, por exemplo.
III. O estudo dirigido permite fazer com que os estudantes estudem a partir de um roteiro elaborado pelo professor, o qual estabelece a profundidade do estudo. Nesse método, há leitura de textos e manipulação de matérias ou construção e observação de objetos, fatos ou fenômenos na busca de conclusões.

Marque a alternativa CORRETA:
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os métodos de ensino são fundados na relação entre os objetivos e os conteúdos e se constituem enquanto sequência de operações, com vistas a um determinado resultado.
II. O método de ensino expressa uma visão global da relação do processo educativo com a sociedade, atendendo aos seus desígnios sociais e pedagógicos, assim como as expectativas de formação dos estudantes perante as exigências e desafios que a realidade social levanta.
III. O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos estudantes. O direcionamento a esse processo está associado com o planejamento realizado pelo discente no desenvolvimento das aulas por ele ministradas e envolvendo a definição dos objetivos, a seleção dos conteúdos e os métodos do ensino.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A Nenhuma afirmativa está correta.
  • B Apenas uma afirmativa está correta.
  • C Apenas duas afirmativas estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.