Questões de Pressupostos Epistemológicos: Teorias do Conhecimento (Pedagogia)

Limpar Busca

Considere as afirmações sobre possíveis resultados de misturarmos a observação com a avaliação à luz das técnicas de comunicação não violenta propostas por Marshall B. Rosenberg (2006).

I - Na comunicação não violenta, devemos nos abster de avaliar. Evitaremos, assim, a frustração dos colegas.

II - Quando misturamos observação com avaliação, há a tendência de que o receptor perceba a mensagem como uma crítica.

III - Na comunicação não violenta, misturamos a observação com a avaliação. Com isso, reunimos evidências do que estamos a avaliar e diminuímos a resistência ao que dizemos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Tendo como ponto de partida as teorias sociais elaboradas ao longo do tempo, podemos afirmar que a sociologia da educação propõe a investigação a partir de duas questões norteadoras: como a sociedade forma os cidadãos e como a escola se relaciona com a estratificação social expressando e reproduzindo as desigualdades sociais. Entre as teorias mais conhecidas estão as teorias clássicas de Durkheim, Marx e Weber e uma diversidade de autores contemporâneos que procuraram atualizar as teorias clássicas, como Gramsci, Althusser e Mannheim. Seguindo no sentido de elucidar tais questionamentos, a sociologia da educação busca aliar as teorias e as pesquisas elaboradas por especialistas às experiências dos atores sociais para compreender um sistema educacional cada vez mais complexo. (BERRÉRE, SEMBEL, 2006.)
Considerando as diferentes propostas teórico-metodológicas que elucidaram aspectos relevantes da relação entre educação e sociedade, analise as afirmativas a seguir.
I. “Para _______________, a educação é responsável pela socialização, processo pelo qual os mais jovens aprendem normas, costumes e valores que os permitirão o convívio social, ou seja, a sociedade determina o comportamento do indivíduo, e a educação como socialização contribui para essa determinação.”
II. “_____________elaborou sua teoria social considerando que a sociedade não é algo exterior ao indivíduo, mas que é formada no contexto das interações entre os indivíduos. Logo, sua sociologia buscou compreender o sentido da ação social. Nessa sociologia, a educação pode ser entendida como o processo de racionalização e de burocratização da sociedade.”
III. “A contribuição de ___________ para elucidar a relação entre educação e sociedade remete às questões ligadas aos condicionantes das relações sociais no desenvolvimento do capitalismo e a formação das classes sociais. Ao desenvolver sua teoria, nos apresenta o trabalho como elemento central para compreender as relações sociais e a formação das classes sociais e, consequentemente, da desigualdade entre as classes; mostra como as relações entre os homens se dão a partir da ideologia.”
IV. “___________, ao desenvolver a atualização do pensamento marxista ao capitalismo europeu do século XX, propõe uma compreensão do poder para além do Estado, afirmando que nas sociedades ocidentais o poder está presente na trama das relações sociais. Tendo em vista a presença do poder na multiplicidade das relações sociais, considera a necessidade de promover a transformação social através da transformação no campo das ideias. Essa transformação se dá na luta pela hegemonia, na qual lutam os que procuram manter a ordem social estabelecida e aqueles que buscam estabelecer uma nova hegemonia, onde a escola é capaz de contribuir para a manutenção das relações sociais existentes ou para sua transformação.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores. 

  • A I. Marx II. Marx III. Gramsci IV. Durkheim
  • B I. Marx II. Gramsci III. Durkheim IV. Weber
  • C I. Weber II. Marx III. Gramsci IV. Althusser
  • D I. Durkheim II. Weber III. Marx IV. Gramsci
  • E I. Gramsci II. Durkheim III. Weber IV. Mannheim

Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”. Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:

  • A O conhecimento filosófico deseja o bem, ideia que gera conflito e se contrapõe à filosofia socrática.
  • B A alma não está sujeita à ética e não se relaciona com as reflexões éticas da Antiguidade.
  • C Não há relações possíveis da filosofia com a educação na Antiguidade.
  • D Existia a crença de que se os indivíduos da pólis (cidade) se tornassem indivíduos éticos, a comunidade seria uma comunidade justa.
  • E Virtude é atributo distante da concepção ética e educacional.

No que se refere às lutas de curta distância, de média distância e de longa distância, assinale opção correta.

  • A As lutas de curta distância apresentam como característica o toque ao adversário e seus elementos técnicos são socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, defesas com membros superiores e inferiores, sendo constatadas nas modalidades muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • B As lutas de média distância apresentam como característica o agarre do adversário e a utilização de técnicas como rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • C As lutas de longa distância apresentam como característica o uso de implementos como espada, bastões, sabre, florete, presentes em modalidades como esgrima e kung fu, entre outras, e suas técnicas requerem manuseio e domínio dos implementos.
  • D As lutas de média distância apresentam como característica o toque em direção ao adversário e seus elementos técnicos são: rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como judô e jiu-jítsu.
  • E As lutas de curta distância apresentam como característica o agarre do adversário e a utilização de técnicas como socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, defesas com membros superiores e inferiores, sendo constatadas em modalidades como judô e jiu-jítsu.

Leia atentamente a frase a seguir: “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”. A frase acima é atribuída à:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Magda Soares.
  • C Jean Piaget.
  • D Lev Semenovich Vygotsky.