Questões de Principais Autores (Pedagogia)

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De acordo com Libâneo, a prática educacional é direcionada por objetivos específicos que devem ser alcançados por seu intermédio. Esses objetivos devem abranger as qualidades humanas necessárias para se desenvolver adequadamente em sociedade.
Conforme menciona o autor, são três as dimensões principais que dão referência para a formulação desses objetivos na educação pública.
Trata-se das dimensões:

  • A legal, sociopolítica e científica;
  • B científica, profissional e moral;
  • C legal, moral e sociopolítica;
  • D científica, moral e mercadológica;
  • E legal, mercadológica e profissional.

“Se é importante aprender aquilo que se ensina na escola, a função da avaliação será possibilitar ao educador condições de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista trabalhar com ele para que saia do estágio defasado em que se encontra e possa avançar em termos de conhecimento. Desse modo, a avaliação não seria tão somente um instrumento para aprovação ou reprovação dos alunos, mas sim um instrumento tendo em vista a definição de encaminhamentos adequados para sua aprendizagem.”
Adaptado de LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
No trecho acima, o autor descreve uma avaliação:

  • A normativa;
  • B participativa;
  • C diagnóstica;
  • D somativa;
  • E quantitativa.

“A crença de que a escolarização possa ser definida como a soma dos cursos oficiais oferecidos é ingênua. Seus representantes acreditam que, se mudarem o currículo das escolas do país, os problemas destas estarão remediados. Essa estratégia não obtém os resultados esperados porque falha em compreender o currículo para além das suas metas cognitivas e afetivas explícitas.”
Adaptado de GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Segundo a perspectiva do autor, aquilo que essa crença deixa de levar em conta é o currículo:

  • A formal;
  • B prescrito;
  • C oculto;
  • D subjetivo;
  • E real.

Em Pedagogia da autonomia, Paulo Freire oferece uma série de reflexões críticas acerca das dimensões fundamentais da prática docente. Como sugere o título, o autor entende o ensino-aprendizagem como processo que se orienta pela e para a autonomia dos seus participantes.
Segundo essa perspectiva, cabe ao professor:

  • A atuar como técnico, dando configuração definida às mentalidades vagas e indecisas dos alunos;
  • B transferir aos alunos os conteúdos necessários para a vida, treinando-os nas habilidades sociais e profissionais;
  • C criar as condições para que o aluno produza seu conhecimento, qualificando criticamente seu pensar;
  • D transmitir aos alunos a sua posição subjetiva de mestre, transformando-os de objetos passivos em sujeitos ativos;
  • E permitir que os alunos se expressem livremente, impedindo a interferência em seus modos de pensar.

Na teoria vygotskyana, concebe-se a intervenção pedagógica como uma ajuda adaptada ao processo de construção do aluno e uma intervenção que vai criando zonas de desenvolvimento:

  • A Potencial.
  • B Real.
  • C Processual.
  • D Proximal.