Questões de Principais Correntes do Pensamento Sociológico (Pedagogia)

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É clássica, no campo da sociologia da educação, a definição de educação, como “a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A Com esta definição, Karl Marx apontava a educação como parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes, ou seja, as ideias reproduzidas pelas escolas burguesas à classe operária, passadas ao proletariado a serviço da reprodução sócio- cultural.
  • B Com esta definição, Pierre Bourdieu identificava a educação como um campo de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra, sendo nas escolas onde o legado econômico da família transforma-se em capital cultural.
  • C Com esta definição, Max Weber fundamenta-se na teoria utilitarista para apontar a educação como importante fator de transformação da sociedade, influenciando a formação moral do indivíduo e do bom cidadão que deveria estar a serviço da sociedade e do Estado.
  • D Com esta definição, John Stuart Mill busca demonstrar que na medida em que a sociedade se racionaliza, historicamente, a formação educacional torna-se um fator de estratificação social, um meio de distinção, de obtenção de honras, de poder e de dinheiro.
  • E Com esta definição, Émile Durkheim expõe sua compreensão da função crucial da educação de transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, resultando em um processo de socialização que viabilizaria a constituição do que o autor denomina como “ser social”.

De acordo com Aranha (2006), no espírito do Iluminismo, os filósofos franceses Diderot, D'Alembert, Voltaire e Helvetius não eram propriamente educadores, mas encaravam o ensino como veículo importante das luzes da razão. Nesse contexto, “luzes” significa o poder da razão humana para interpretar e reorganizar o mundo.
Segundo a autora em tela, assinale a opção que apresenta corretamente o teórico e seu respectivo pensamento pedagógico.

  • A Jean-Jacques Rousseau - ao fazer a crítica dos costumes da aristocracia, preconiza uma educação afastada do artificialismo das convenções sociais, que busque a espontaneidade original, livre da escravidão aos hábitos exteriores, a fim de que o indivíduo seja dono de si, agindo por interesses naturais e não por constrangimento exterior e artificial.
  • B Friedrich Nietzsche - propôs uma abordagem realista da pedagogia, baseada na busca de maior rigor dos métodos, assumindo uma posição intelectualista que privilegia o conhecimento, enquanto o sentir e o querer são funções secundárias e derivadas do processo ideativo. O professor não pode forçar o aluno, mas ministrar a instrução “de acordo com o. grau do poder crescente da criança”, cujo princípio simples é o de seguir a natureza.
  • C John Locke - mostra-se como representante do luminismo, na busca dos fundamentos de uma educação laica, própria do pensamento burguês. Para esse empirista, o individuo é um todo cujas partes devem ser cultivadas, assim, conforme a unidade espirito-coração-mão corresponde à tríplice atividade conhecer-querer-agir, por meio da qual se dá o aprimoramento da inteligência, da moral e da técnica.
  • D René Descartes - redefiniu a relação pedagógica, reforçando a atividade do aluno. É por meio da “obediência voluntária” e da consciência moral que o ser humano rege sua vida prática, conforme certos princípios lógicos e racionais (não religiosos). Atribuem-se, ao comportamento humano, as mesmas relações invariáveis de causa e efeito que presidem as leis da natureza.
  • E Immanuel Kant - preconizou a educação natural ao centralizar os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor. Até então, os fins da educação encontravam-se na formação do indivíduo para Deus ou para a vida em sociedade, mas, de acordo com o pensamento Kantiano, o ser humano integral deve ser educado naturalmente para a sociedade. Assim, deposita na educação a importância de preparadora da soberania do cidadão ativo e livre.

O principal representante do movimento escolanovista é:

  • A Rousseau.
  • B John Dewey.
  • C João Amós Comênio.
  • D Johann Friedrich Herbart.

Considere o trecho a seguir sobre a objetividade nas Ciências Sociais segundo Max Weber (1989). A ciência social que nós pretendemos praticar é uma ciência da ____________. Procuramos compreender a realidade da vida que nos rodeia e na qual nos encontramos situados naquilo que ela tem de específico: por um lado, as conexões e _________________ de suas diversas manifestações em sua configuração atual e, por outro, as causas pelas quais se desenvolveu historicamente assim e não de outro modo. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as colunas do trecho acima.

  • A inventividade – a invenção
  • B realidade – a significação cultural
  • C realidade – a exatidão
  • D natureza – os questionamentos
  • E comunidade – a significação cultural

O sociólogo francês Edgar Morin entendeu que a maior urgência no campo das ideias não é rever doutrinas e métodos, mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Morin propõe o conceito de complexidade. Acerca da teoria da complexidade desse autor, assinale a alternativa correta.

  • A Para Edgar Morin, a realidade concreta dos seres humanos, seja ela difícil ou não, é facilmente legível, estando clara para cada um a distinção entre o subjetivo e o objetivo, o imaginário e o real.
  • B O paradigma da complexidade, segundo Morin, ensina que nenhum dispositivo cerebral permite distinguir a alucinação da percepção e o imaginário do real, levando a entender que a ideia é um produto da mente do indivíduo.
  • C O sociólogo Edgar Morin entende que a complexidade ocorre de forma gradual, devendo-se manter a concepção intelectual preexistente e, conforme haja a evolução do homem, somar novas informações para a composição do pensamento complexo.
  • D O pensamento complexo tem como fundamento formulações surgidas no campo das ciências exatas e naturais, como as teorias da informação e dos sistemas e a cibernética, que evidenciaram a necessidade de se superar as fronteiras entre as disciplinas. Assim, os saberes tradicionais foram submetidos a um processo reducionista, que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade.
  • E A transdisciplinaridade, segundo a teoria clássica de complexidade de Morin, seria um estágio da educação em que a parte se separa do todo, existindo, assim, um tratamento mecânico dado ao estudante, que, ao assimilar o conhecimento, entende que o pensamento complexo se sobrepõe ao pensamento simples.