É clássica, no campo da sociologia da educação, a definição de educação, como “a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine”.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
- A Com esta definição, Karl Marx apontava a educação como parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes, ou seja, as ideias reproduzidas pelas escolas burguesas à classe operária, passadas ao proletariado a serviço da reprodução sócio- cultural.
- B Com esta definição, Pierre Bourdieu identificava a educação como um campo de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para outra, sendo nas escolas onde o legado econômico da família transforma-se em capital cultural.
- C Com esta definição, Max Weber fundamenta-se na teoria utilitarista para apontar a educação como importante fator de transformação da sociedade, influenciando a formação moral do indivíduo e do bom cidadão que deveria estar a serviço da sociedade e do Estado.
- D Com esta definição, John Stuart Mill busca demonstrar que na medida em que a sociedade se racionaliza, historicamente, a formação educacional torna-se um fator de estratificação social, um meio de distinção, de obtenção de honras, de poder e de dinheiro.
- E Com esta definição, Émile Durkheim expõe sua compreensão da função crucial da educação de transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, resultando em um processo de socialização que viabilizaria a constituição do que o autor denomina como “ser social”.