Questões de Problemas de Aprendizagem na Escola (Pedagogia)

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São muitas as causas que podem levar uma criança a apresentar dificuldades de aprendizagem. Com o diagnóstico e o tratamento certos, muitas delas conseguem evoluir em seu desenvolvimento. A respeito da dislalia, assinale a alternativa correta.

  • A A dislalia é uma alteração na escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores.
  • B A dislalia caracteriza-se por dificuldades na articulação da fala, seja omitindo, acrescentando, trocando ou distorcendo os fonemas.
  • C A dislalia é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números.
  • D A dislalia caracteriza-se pela falta de concentração e de atenção da criança.
  • E A dislalia abrange, principalmente, a leitura e a interpretação de enunciados e textos.

João tem doze anos de idade e estuda em uma escola estadual na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Mora em uma comunidade com a mãe e é o mais velho de cinco irmãos. Frequenta uma turma com 34 alunos do 5. o ano do ensino fundamental, em que a maioria se encontra na faixa etária regular, mas, além de João, há também sete colegas com histórico de reprovação. Ao longo dos anos, foi reprovado duas vezes, devido a problemas de aprendizagem. Sua leitura é silabada, costuma não entender o conteúdo dos textos e sua escrita apresenta muitos erros ortográficos. Nas últimas provas escritas, obteve rendimento abaixo de 30%. Constantemente é encaminhado ao setor pedagógico por apresentar indisciplina em sala de aula. Diferentemente dos outros alunos, que são concentrados e respeitam as regras, João e seus sete colegas são considerados pelo professor de português como bagunceiros e rudes, pois não prestam atenção na explicação do conteúdo e, por isso, não conseguem realizar as tarefas propostas. Entretanto, João costuma participar das aulas de matemática, realizando cálculos mentais com rapidez quando o professor faz a leitura, em voz alta, das situações-problema para ele.
Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que não apresenta um fator condicionante envolvido na dificuldade de aprendizagem de João.

  • A origem social
  • B organização do currículo e do tempo escolar
  • C prática pedagógica do professor
  • D estrutura da escola
  • E forma de avaliação

Em conformidade com CRAIDY e KAERCHER, Carvalho e Rubiano consideram o arranjo espacial de fundamental importância, na medida em que se pode organizá-lo através de espaços semiabertos, proporcionando às crianças e ao educador uma fácil visão de todo o espaço disponível, bem como o favorecimento das interações sociais. Através desse uso do espaço, pode-se promover:
I. A identidade pessoal das crianças. II. O desenvolvimento da competência. III. A construção de aprendizagens apenas relacionadas ao tempo e espaço. IV. Oportunidades para o contato social e a privacidade.
Estão CORRETOS:

  • A Somente os itens II e III.
  • B Somente os itens III e IV.
  • C Somente os itens I, II e III.
  • D Somente os itens I, II e IV.

No tocante as Dificuldades de Aprendizagem, verifica-se que não há um consenso quanto a sua definição, embora esta temática seja amplamente estudada e discutida por diversos autores. Sendo assim, é de suma importância para, além de discutir a sua terminologia que designa um aluno que não aprende, compreender as causas e fatores que geram tal situação. Portanto é preciso considerar que as dificuldades de aprendizagem são de ordem heterogênea ou multifatorial, incluindo fatores Físicos, Psíquicos e Sociais. Por este motivo, se faz necessário avaliar por meio de ferramentas específicas cada estudante, bem como ponderar que um diagnóstico correto irá determinar o tipo de intervenção mais adequada para possibilitar mudanças significativas no aprendizado e na vida do estudante. Tendo por base o enunciado, identifique as alternativas abaixo com (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As dificuldades existentes no processo de aprendizagem dos estudantes devem ser compreendidas a partir de uma multiplicidade de fatores. ( ) Os estudantes devem ser avaliados em sua totalidade, principalmente quando apresentarem alguma dificuldade de aprendizagem. ( ) Apesar de serem os pais, os principais responsáveis pela saúde mental e física dos(as) filhos(as), incluindo o seu bem estar social, os educadores e a escola não podem ficar alheios no que diz respeito à observação responsável capaz de detectar problemas e à orientação no encaminhamento dos mesmos.
A sequência correta de cima par baixo é:

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.

“Um grupo de professores e cuidadores organizou um projeto de brincadeiras inclusivas para todos os estudantes do Ensino Fundamental I participarem em conjunto: Vôlei Sentado e Pique Sensorial. A modalidade do vôlei foi flexibilizada com o uso de uma bola diferente e a criação de novas regras. Foi observada a necessidade de repetir o jogo mais vezes para que dois alunos com Transtorno do Espectro Autista se acostumassem com a participação. O jogo do pique sensorial começava com todos vendados, um jogador “pegador” deveria encontrar os demais, orientando-se pelo barulho produzido pelos guizos, distribuídos para os estudantes em forma de pulseira. A brincadeira fez com que todos experimentassem a sensação de, sem a visão, usar outros sentidos pouco requeridos em atividades motoras”.

Adaptado com base na experiência disponível em https://www.youtube.com/watch?v=vRRaTFpE57g&t=6s


Com base no relato, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um objetivo do projeto.

  • A Os jogos foram desenvolvidos para estimular a competição e o imaginário dos estudantes.
  • B Os passatempos pretenderam aferir os níveis de habilidades sensoriais e motoras de todos os alunos.
  • C As brincadeiras objetivaram identificar os conflitos inerentes às relações entre estudantes com e sem deficiência.
  • D As ações visaram a transformar toda a comunidade escolar e promover a convivência lúdica com educandos com deficiência.
  • E As propostas buscaram sensibilizar os estudantes com deficiência sobre a necessidade de superar os próprios limites.