Questões de Processo de Auditoria (Auditoria Governamental)

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Esse conceito é determinado no planejamento da auditoria e não necessariamente estabelece um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes.
O texto acima faz referência ao conceito de:

  • A Risco de auditoria.
  • B Julgamento profissional.
  • C Materialidade.
  • D Achados de auditoria.

A respeito do julgamento e ceticismo profissional no trabalho do auditor, julgue os itens a seguir assinalando V para verdadeiro e F para falso:
(__)São usados durante todo o processo de auditoria de conformidade para avaliar os elementos da auditoria. (__)O auditor deve ser capaz de avaliar uma variedade de tipos de evidência de auditoria de acordo com sua origem e relevância. (__)Uma atitude de ceticismo profissional significa que o auditor fará uma avaliação crítica, com uma mente questionadora. (__)Ceticismo faz referência à aplicação de treinamento, conhecimento e experiência aplicáveis, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria.

  • A F-V-V-V.
  • B V-V-V-F.
  • C V-F-V-F.
  • D V-V-F-V.

O auditor deve reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva. A respeito do tema, julgue os itens a seguir:
(__)O risco de auditoria em uma auditoria de demonstrações financeiras é o risco de que o auditor expresse uma conclusão inadequada, quando as informações sobre o objeto não contiverem distorções relevantes. (__)O auditor deverá reduzir o risco a um nível aceitavelmente baixo nas circunstâncias da auditoria, de modo a obter segurança razoável como base para expressar uma opinião de forma positiva (__)Para ser significativo, o nível de segurança obtido pelo auditor deve aumentar a confiança dos usuários acerca das informações sobre o objeto a um grau que seja claramente mais do que o trivial. (__)A avaliação de riscos é uma questão de julgamento profissional e não é passível de medição precisa.
Assinale a alternativa CORRETA.

  • A F-V-V-V.
  • B F-F-V-V.
  • C F-V-V-F.
  • D V-V-F-F.

Uma perspectiva importante e em crescimento no âmbito das atividades realizadas pelos tribunais de contas refere-se à avaliação de políticas públicas. Uma das referências para esse tipo de trabalho é dada pela NBASP 9020 - Avaliação de Políticas Públicas, a qual orienta que uma entidade envolvida na avaliação de políticas públicas pode dispor de um painel amplo de instrumentos para realizar avaliações. Indicadores quantitativos ou qualitativos dos efeitos de uma política pública constituem um instrumento comum nesse tipo de trabalho, e sobre os quais considera-se que:

  • A devem ser inicialmente baseados na opinião do público-alvo da política pública;
  • B não apresentam eficácia quando aplicados em estudos de corte comparativos;
  • C não devem ser usados isoladamente para avaliar a efetividade de uma política pública;
  • D não podem ser propostos pelos atores responsáveis pela formulação da política pública;
  • E devem derivar principalmente de padrões de referência previamente definidos a partir de outros contextos.

Uma equipe de auditores estava planejando um trabalho de auditoria em uma fundação pública, mantida com recursos do orçamento de um ente estadual. Sabendo que a recomendação da NBASP 100 é que devem planejar seu trabalho para assegurar que a auditoria seja conduzida de maneira eficiente e eficaz, analise os itens a seguir. I. Ao definir o escopo do trabalho, os auditores devem focar na natureza e extensão dos procedimentos. II. O planejamento de auditoria deve ser flexível e adaptável a mudanças significativas nas circunstâncias e condições. III. O planejamento de uma auditoria específica envolve tanto aspectos estratégicos quanto operacionais. O(s) item(ns) que está(ão) de acordo com os Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público é(são):

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.