Questões de Processo de Comunicação (Atendimento ao Público)

Limpar Busca

Comunicação é a capacidade de transmitir informações, ideias e sentimentos para outras pessoas, de forma inteligível, é a habilidade de descrever, transformando o pensamento em imagens e palavras, por meio da fala, escrita e gesticulação, de forma a transmitir significado. Analise as afirmativas a seguir.


I. Fornecer feedback construtivo sobre as informações recebidas de outras pessoas.

II. Ouvir com atenção e ativamente outras pessoas.

III. Habilidade de questionar, de solicitar informações e opiniões de forma a conseguir as respostas apropriadas.


Assinale a alternativa correta que corresponde a(s) habilidade(s) de comunicação de uma pessoa.

  • A Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • B As afirmativas I, II e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • E Apenas a afirmativa III está correta
Ruídos na comunicação podem afetar a produtividade de um setor e da própria empresa por originar erros nos processos. Além disso, existem casos em que eles derrubam a motivação de uma equipe. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os motivos mais comuns de ruídos na comunicação nos ambientes profissionais.
( ) Falhas de linguagem. ( ) Falhas nos canais de comunicação. ( ) Falhas no ambiente organizacional. ( ) Falhas relativas ao contexto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F - V - F - V
  • B F - F - V - V
  • C F - F - F - V
  • D V - V - V - V
O processo de comunicação normalmente sofre bloqueios que aparecem entre os emissores e os receptores, as interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa. Diante do exposto, assinale a alternativa correta que descreve qual é o tipo de barreira na comunicação indicado na afirmativa. 
  • A Físicas
  • B Semânticas
  • C Pessoais
  • D Mentais
Os cuidados com a voz são essenciais. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Evitar o cigarro pois ele é um dos maiores vilões da voz e da laringe. II. Os pigarros tem o objetivo de melhorar a secreção presente nas pregas vocais. III. Fale normalmente. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual necessita um esforço maior, que pode provocar a formação de nódulos. IV. A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais; o ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas.

Estão corretas as afirmativas: 
  • A I e II apenas
  • B I, II e III apenas
  • C I, III e IV apenas
  • D I, II, III e IV
A comunicação é frequentemente definida como a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a inferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos. A mensagem pode ser transmitida por meio de símbolos ou da troca de comportamentos. São considerados como troca de comportamentos, EXCETO:
  • A Gestos.
  • B Palavras.
  • C Contato visual.
  • D Atos não verbais.
  • E Linguagem corporal.