Questões de Processo Decisório (Administração Geral)

Limpar Busca

Segundo VIEDERMAN (1994) o processo participativo que cria e almeja uma visão da sociedade que respeita e usa com prudência todos os recursos, buscando garantir que as gerações atuais tenham um elevado grau de segurança econômica e possam ter democracia e participação popular no controle das comunidades, devendo manter a integridade dos sistemas ecológicos e assumir a responsabilidade em relação às gerações futuras, se refere ao conceito de:

  • A ecologia.
  • B ética nos negócios.
  • C responsabilidade social.
  • D governança corporativa.
  • E desenvolvimento sustentável.
O Processo Decisório está vinculado à função de Planejamento. Ele pode ser visto como um caminho que induz as pessoas a produzirem decisões, tanto em empresas privadas como em órgãos públicos ou em relação à vida pessoal. O processo de tomada de decisão envolve 5 (cinco) etapas.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A Identificação do problema; implementação da ação; correção do problema; coleta de dados; escolha da melhor opção.
  • B Escolha da melhor opção; Busca de oportunidades; identificação do problema; decisão e acompanhamento; Coleta de dados.
  • C Estabelecer metas; busca de oportunidades; coleta de dados; decisão e acompanhamento; identificação do problema.
  • D Identificação do problema; coleta de dados; identificação das alternativas; escolha da melhor opção; decisão e acompanhamento.
  • E Correção do problema; coleta de dados; identificação do problema; busca de oportunidades; estabelecer metas.
Dentro do processo de função administrativa, a direção é um deles e se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados, considerado o processo de dirigir esforços coletivos para os objetivos desejados. A direção tem como responsabilidade
  • A garantir a continuidade e o sucesso da organização.
  • B preocupar-se com o registro de frequência dos colaboradores.
  • C fiscalizar o trâmite dos visitantes na organização.
  • D apenas assinar documentos importantes da organização.
  • E promover reuniões com fornecedores, apenas.

A autoridade é uma relação entre dois indivíduos, um superior, o outro subordinado. O primeiro delimita e transmite decisões na expectativa de que elas serão aceitas pelo subordinado.

Em relação à autoridade nas organizações, é CORRETO afirmar que

  • A deve ser atribuída exclusivamente dentro do nível executivo da organização.
  • B o planejamento da empresa não prevê essa atuação.
  • C é o poder para tomar as decisões que conduzem à consecução dos objetivos.
  • D é a necessidade de se estabelecer limites para atuação apenas no campo operacional.
  • E ela permite ser aplicada por uma empresa concorrente em outra empresa.

Na definição dos elementos que envolvem a decisão, o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para atingir seus objetivos recebe o nome de

  • A preferência.
  • B estratégia.
  • C resultado.
  • D situação.