Questões de Produção Audiovisual (Jornalismo)

Limpar Busca
Estudar o som é lidar com elementos bem abstratos. Para Wisnik (1999), o som lida com o imaginário e, por isso, é invisível e impalpável. A falta de materialidade faz com que se tenha sempre uma abertura para variadas interpretações e compreensões, conferindo ao som um caráter subjetivo. As dimensões sonora e visual se afetam reciprocamente e formam uma unidade na cabeça de quem assiste. O som modifica a imagem, assim como a imagem modifica o som. É dessa maneira que a narrativa de um produto audiovisual é construída e chega às pessoas. Schafer (2001) categoriza os principais temas da paisagem sonora, chamando-os de sons fundamentais, sinais e marcas sonoras. Sobre essa categorização dos principais temas da paisagem sonora, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Os sinais são aqueles sons escondidos, ou seja, são ouvidos de maneira inconsciente.
  • B Os sons fundamentais estariam ligados à noção de “figura e fundo”. A figura é aquilo que é visto, enquanto o fundo existe para dar o contorno a ela.
  • C A marca sonora está relacionada a um som de uma comunidade com caráter único e peculiar, que o distingue como significativo para um determinado local.
  • D Mesmo que os sons fundamentais não sejam sempre ouvidos de forma consciente, apenas o fato deles estarem presentes já sugere uma influência sobre o comportamento e o estado de espírito das pessoas.
A utilização sincronizada do som (áudio), imagem (vídeo) e texto (palavras) constitui o produto audiovisual, que, ao longo do tempo, vem passando por mudanças quase que constantes. Esses elementos, de maneira conjunta, se tornam em informação. De acordo com Marques (2007, p. 69): “[...] a informação audiovisual possui sentidos multidisciplinares que, ao longo do tempo, foi se modificando e atualizando, conforme a própria sociedade está evoluindo, assim como o próprio produto audiovisual”. Do produto jornalístico impresso, evoluiu-se para a produção de rádio e, em 1950, com a chegada da televisão, deu-se o início ao produto audiovisual chamado de telejornalismo, que, ao longo dos anos, não parou de evoluir, alcançando até a internet, se tornando o webjornalismo. Sobre webjornalismo e produções audiovisuais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A O audiovisual é muito importante por potencializar formas de publicação, compartilhamento e organização de informações.
  • B Como forma de jornalismo mais recente, o webjornalismo é a modalidade na qual as novas tecnologias já não são consideradas como ferramentas, mas, sim, como constitutivas dessa prática jornalística.
  • C Sob a ótica do produto noticioso para web, o audiovisual permitiu importantes ferramentas complementares para informação. Apesar disso, o jornalismo convencional mantém integralmente as suas práticas tradicionais.
  • D De maneira simplista, podemos afirmar que a narrativa transmídia é basicamente uma forma de contar histórias, sustentada por três pilares muito importantes: a participação cultural; a inteligência da coletividade; e, a convergência das mídias
Quando se liga uma câmera e a aponta para um espaço, captando e registrando uma imagem em movimento, automaticamente uma linguagem está sendo usada. Assim como a fala e a escrita, também há uma língua chamada audiovisual. Mesmo quando não estamos conscientes disso, ela está sempre pronta para traduzir imagens e sons em mensagens completas e complexas. Desde os primórdios até os dias atuais, todo realizador audiovisual usa técnicas que codificam as escolhas e traduzem as imagens em intenções. Por serem uma tradução visual de um roteiro escrito, os planos são importantes códigos para interpretação de obras audiovisuais. Em relação a este código e suas tipificações, pode-se afirmar, EXCETO:
  • A O take (tomada) é o número de vezes que um mesmo plano é repetido durante uma filmagem.
  • B Os planos narrativos servem para descrever os lugares. A relação da câmera é maior com o espaço captado.
  • C É a menor unidade dramática de um produto audiovisual, não existindo em uma obra unidade inferior ao plano.
  • D A duração de cada plano determina o ritmo de um filme, que é concretizado pela montagem ou edição, quando são organizados os planos, uns após os outros.

Relacione as colunas abaixo em relação às mudanças havidas com o jornalismo digital em relação ao impresso.
Coluna 1 Tipos de Jornalismo
1. Webjornalismo
2. Jornalismo Impresso
Coluna 2 Descrição
( ) Boa parte da produção do material jornalístico é feita em qualquer lugar, em casa, na rua ou no escritório.
( ) Emprego do box, retranca ou janela para contextualizar o material jornalístico.
( ) O conhecimento é renovável: há convergência de habilidades.
( ) Redação com muitos profissionais e cada um atuando em sua área.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 1 • 1 • 2
  • B 1 • 2 • 1 • 1
  • C 1 • 2 • 1 • 2
  • D 2 • 1 • 1 • 2
  • E 2 • 2 • 1 • 1

Analise as afirmativas abaixo sobre o processo de construção da notícia no telejornalismo.
1. A seleção de notícias em televisão deve satisfazer também as necessidades audiovisuais na informação, além dos critérios de noticiabilidade que norteiam o trabalho jornalístico em outros veículos. E essa é uma importante diferença entre a televisão e os demais veículos de comunicação.
2. O poder da imagem na televisão é tão grande e abrangente que, na maior parte das vezes, dispensa os critérios de noticiabilidade, mais importantes, portanto, no impresso.
3. O processo de filtrar notícias (valor-notícia) na televisão é muito diferente do que aqueles que são empregados em outros veículos. Um exemplo disso foi o 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, quando cada veículo fez a cobertura com critérios de noticiabilidade distintos. Jornalismo televisivo não se importa pelo fato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.