Questões de Produção e Produto Multimídia (Jornalismo)

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Para construir relacionamento e comunidades nas mídias sociais, é preciso compreender quem são os contatos da instituição e ajustar o teor das conversações para se comunicar melhor com os diversos segmentos do público-alvo, sem comprometer a consistência da sua marca e/ou instituição. São consideradas orientações para construir relacionamento e comunidades nas mídias sociais, EXCETO:
  • A Ser passivo.
  • B Reconhecer as outras instituições.
  • C Não falar apenas sobre a própria instituição.
  • D Procurar estabelecer novos relacionamentos continuamente.

Considerando a situação de um profissional de jornalismo ocupado em apurar, redigir e editar matérias para uma publicação institucional, assinale a opção correta.

  • A Ao jornalista é permitido assumir outra identidade e ocultar câmeras, por lidar rotineiramente com a apuração de informações de interesse do público.
  • B É desnecessário, na apuração, redação e edição, que o jornalista de uma publicação institucional cheque as informações de fontes oficiais.
  • C Não compete ao jornalista da casa “traduzir” o jargão dos órgãos públicos, para que não distorça informações técnicas.
  • D Cenas de nudez, quando indispensáveis, devem passar por tratamento gráfico protetor, exceto os contextos documentais relativos a saúde, educação e cultura.
  • E O merchandising de produtos de estatais pode ser inserido em conteúdos jornalísticos nas publicações de órgãos públicos.
Sobre o uso cada vez mais comum de house organ on-line por organizações, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A Possui alto custo e grande agilidade.
  • B Pode ser distribuído por meio de correio eletrônico.
  • C É capaz de ser disponibilizado em rede (sites da internet ou intranet).
  • D É possível coexistir com uma publicação impressa, cada um atingindo segmentos específicos do público, ou atendendo finalidades particulares.
Coletar, arquivar e distribuir todo material publicado sobre a instituição assessorada é a principal função do clipping, também conhecido como clipagem ou taxação. São considerados tipos de clipagem:
  • A Pautas frias.
  • B Texto-legenda.
  • C Media training.
  • D Impresso, eletrônico e em tempo real (on-line)
Os sites de instituição, pessoa ou entidade assessoradas devem ter como premissa, EXCETO:
  • A Informação de fácil acesso.
  • B Referência para quem busca informação
  • C Informação confiável e sempre atualizada
  • D Textos sem informações relacionadas ao cliente.