Questões de Produção em Audiovisual (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca
Nos filmes cômicos do cinema mudo, nenhum roteiro foi escrito, havendo apenas um roteirista especializado em piadas (gagman), que pensava nas cenas e nas piadas visuais que permeavam a história contada. Na década de 30, com a chegada do cinema sonoro, o roteiro passou a ser uma necessidade, devido à introdução dos diálogos como elemento essencial para a construção da trama. O roteiro é a ferramenta fundamental sobre a qual uma obra audiovisual é construída. É a materialização em palavras do conjunto de imagens visualizadas na imaginação do autor da ideia e com as quais ele construirá a história. Apesar de não haver uma fórmula fixa, os roteiros podem ser classificados de acordo com a sua necessidade e com o tipo de produção ao qual serão aplicados, mas existem fases que demarcam o processo de sua produção; cada uma delas possui sua função, bem como suas delimitações técnicas e narrativas. Em uma destas fases, devem ser utilizadas frases simples, sem advérbios, sem subordinações, com adjetivos essenciais e descritivos; deve haver padrões de pontuação para ritmo; e, ainda, a estrutura “abordagem-desenvolvimento-resultado”. As informações se referem a: 
  • A Ideia.
  • B Sinopse.
  • C Argumento.
  • D Roteiro literário.
  • E Roteiro sequencial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos banhos no processo de revelação do filme fotográfico preto e branco pancromático.

  • A Fixador, revelador, interruptor e banho em água corrente.
  • B Revelador, banho em água corrente, fixador e interruptor.
  • C Revelador, interruptor, fixador e banho em água corrente.
  • D Revelador, intensificador de mercúrio, interruptor, fixador e banho em água corrente.
  • E Intensificador de cromo, revelador, fixador e banho em água corrente.

O livro "A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual”, de Angel Rodriques (2006), indica que a possibilidade de trabalhar com o som isolado permite aos narradores audiovisuais estabelecer novas associações virtuais entre o som e a imagem que não existem no universo referencial. Esse processo de acusmatização abriu um universo expressivo na comunicação audiovisual. 
Analise os exemplos a seguir:
I - Dublagem de falas no cinema. II - Gravação de sons e música presentes no ambiente acústico da cena. III - Ambientação musical por meio de música inserida na trilha da cena. IV - Inserção de efeitos sonoros na trilha.
É (São) exemplo (s) correto (s) de acusmatização apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B III.
  • C II.
  • D I, III e IV
  • E I, II e III.

Em outubro de 2022, terminou na Rede Globo o remake da novela “Pantanal”, veiculada originalmente em 1990 pela Rede Manchete e um dos maiores sucessos da história deste formato audiovisual.
Quem criou e escreveu “Pantanal”, além de “O rei do gado” e “Terra Nostra”?

  • A Gilberto Braga.
  • B Glória Perez.
  • C Jayme Monjardim.
  • D Aguinaldo Silva.
  • E Benedito Ruy Barbosa.

Diretor, roteirista e ator, José Mojica Marins ficou muito conhecido pelo nome de seu personagem mais famoso: Zé do Caixão. Foi um dos cineastas brasileiros mais importantes dentro e fora do país, graças a filmes ímpares tais como “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” e “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”.
Qual filme NÃO foi dirigido por ele?

  • A "O Ritual dos Sádicos".
  • B "O Beijo da Mulher Aranha".
  • C "Exorcismo Negro".
  • D "Delírios de um Anormal".
  • E  "Finis Hominis".