Questões de Produção Gráfica (Design Gráfico)

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O processo de impressão deve ser minuciosamente escolhido para atender à demanda a ser impressa. Sem isso, há grandes possibilidades de o produto final não corresponder às expectativas do cliente, interferindo, inclusive, no alcance dos objetivos definidos no planejamento. Atualmente, temos diversos tipos de processos gráficos de impressão disponíveis no mercado; dentre eles, a flexografia sobre a qual é correto afirmar:
  • A Tipo de impressão rotativo direto com fôrmas relevográficas (clichês) de borracha gravado a laser.
  • B Processo de impressão no qual a tinta é vazada, pela pressão de um puxador, através de uma tela preparada.
  • C Processo indireto, onde a tinta passa por um cilindro intermediário (blanqueta) antes de atingir a mídia.
  • D Independe de uma forma de impressão; a imagem é criada diretamente na mídia por meio de um cabeçote de jato de tinta.
  • E Neste processo indireto, há a necessidade de que todo original tenha que passar por um processo de rericulagem, incluindo o texto.
Quando falamos de materiais impressos, consequentemente, deve-se evidenciar acabamentos que eles precisam receber; seja verniz, plastificação, ou até mesmo um simples corte. A palavra “acabamento” é originária da antiga operação que consistia em colocar capas nos livros e brochuras manualmente (acapamento). O processo de acabamento utiliza equipamentos sofisticados, com grandes velocidades de processamento e, muitas vezes, com auxílio de equipamentos informatizados. Alguns necessitam de operações manuais, principalmente os de pequenas operações. O acabamento no qual o papel recebe uma marca em forma de sulco, sendo indicado para altas gramaturas se refere a: 
  • A Picote.
  • B Vinco.
  • C Sangria.
  • D Serrilha.
  • E Hot Stamping. 
O CorelDRAW possui inúmeros efeitos capazes de modificar e ressalvar diversas características de design no documento. Textos artísticos, imagens bitmaps e objetos vetoriais podem receber efeitos de transparência, lente, contornos etc. O recurso no qual é possível inserir objetos vetoriais e bitmaps dentro de outros objetos e molduras, como retângulos, textos artísticos, círculos, dentre outros, é: 
  • A Mancha.
  • B Extrusão.
  • C PowerClip.
  • D Espiralado.
  • E Modificação.

obre métodos de design, Peter Phillips, em seu livro “Briefing: a gestão do projeto de design”, ressalta a importância do documento de briefing:

O processo de elaboração do briefing de design garante a participação de todas as pessoas chaves, registrando-se todas as informações importantes e atualizadas. Garantindo-se uma unanimidade sobre os pontos essenciais, logo no início, mudanças posteriores no projeto tornam-se mínimas.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2010. p. 28

Sobre os elementos do briefing em um projeto de design, é CORRETO afirmar:

  • A A análise setorial refere-se à categoria industrial ou de serviço em que atua a empresa cliente. Muitas vezes, refere-se à "indústria", que é o conjunto de empresas atuando no mesmo setor.
  • B A Estratégia de design é a parte do documento de briefing que determina, com precisão, o prazo e a remuneração justa para o projeto.
  • C O Objetivo de um projeto é a parte mais importante do briefing de um projeto de design. Deve ser registrado devidamente, porque inclui os custos envolvidos e, aprovado, deve ser considerado fechado e imutável.
  • D O Portifólio da empresa, no caso do briefing, é a porção do documento que reúne todas as características importantes do portifólio de clientes da empresa. Se o produto for universal, é necessário prestar atenção às diferenças étnicas e culturais de cada país.

O trecho abaixo foi retirado do livro “Elementos de semiótica aplicados ao design”, escrito por Lucy Niemeyer. Leia-o com atenção. 
O código é o conjunto de signos que compõem a mensagem, perceptíveis ao receptor. O substrato, o meio pelo qual a mensagem é enviada se chama canal. O Gerador é responsável pela escolha das estratégias - código, mensagem e canal para se comunicar, mas o repertório do Interpretador será o fator determinante para que os objetivos do processo comunicadonal sejam atingidos. Portanto, é necessário que o Gerador elabore a sua mensagem de modo que os elementos ao passarem por um processo perceptivo do Interpretador tenham repercussão consistente com aquela visada pelo Gerador. Quanto mais o Gerador tem conhecimentos do repertório do Interpretador (e os aplica) maior será a possibilidade de êxito de seu propósito comunicadonal.
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Editora 2AB, 2006. p. 29.


Sobre a aplicação da Semiótica ao processo de design mencionado no trecho acima, leia os itens a seguir.

I. Para projetar ou produzir algo, o Gerador vai lançar mão de um conhecimento que pode acessar dos âmbitos tecnológico e/ou cultural. II. O Interpretador de um produto não é só o indivíduo único. Ele é multiplicável em vários sujeitos, usuários, consumidores ou não, meros espectadores de uma ocorrência. III. A Mensagem tem como objetivos, em primeiro lugar, fazer crer e, em segundo lugar, levar o Interpretador a fazer algo (ou seja: tomar uma decisão).

É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B I, apenas
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas