Questões de Produção Publicitária (Comunicação Social)

Limpar Busca
Segundo Syd Field, em seu livro Manual do Roteiro, “o roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática”. E para se contar essa história o roteiro é decomposto em três atos que são denominados como:
  • A Apresentação; barriga; e, epílogo.
  • B Início; apresentação; e, dissolução.
  • C Captação; disseminação; e, epílogo.
  • D Protagonismo; antagonismo; e, solução.
  • E Apresentação; confrontação; e, resolução.

Na perspectiva da Arte Retórica de Aristóteles, pode-se afirmar que o gênero do texto publicitário é______________ e o discurso, para ser coerente, deve conter as seguintes partes:

  • A Declarativo (declara agora que algo é falso ou verdadeiro); Exórdio (Introdução), Narração, Declaração e Peroração (Epílogo).
  • B Deliberativo (aconselha ou desaconselha uma ação futura); Exórdio (Introdução), Narração, Provas e Peroração (Epílogo).
  • C Demonstrativo (demonstra algum tipo de sentimento pretérito); Exórdio (Introdução), Demonstração, Aceitação e Peroração (Epílogo).
  • D Demonstrativo (louva ou censura o estado atual das coisas); Exórdio (Introdução), Caracterização, Peroração (Epílogo) e Provas.
  • E Judiciário (acusa ou defende fatos pretéritos); Exórdio (Introdução), Acusação, Defesa e Peroração (Epílogo).

Sobre o texto publicitário, é CORRETO afirmar:

  • A Existem vários estilos de textos publicitários.
  • B O diretor de arte é proibido de dar sugestões ao redator sobre um texto publicitário.
  • C O redator escreve o texto publicitário sem levar em conta as características do cliente.
  • D O redator se adapta ao universo do estilo publicitário, moldando a sua escritura às “leis” que o regem.
  • E O texto publicitário é feito de maneira solitária por um autor com sua marca própria.

Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, como veículos publicitários, é necessário saber a quantidade de exemplares impressos de cada número do jornal ou da revista. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a essa quantidade

  • A circulação
  • B cobertura
  • C tiragem
  • D audiência
  • E audiência domiciliar

A agência de publicidade é uma empresa responsável pela criação, pelo planejamento, pela produção e pela veiculação de campanhas publicitárias. Trata-se de um tipo de agência que gerencia todos os processos relacionados à propaganda. Assinale a alternativa que apresenta a função do profissional que é responsável por fazer a ponte entre empresas e clientes, desde a coleta de informações sobre o mercado, a elaboração de briefings de campanha, até a aprovação da campanha.

  • A mídia
  • B atendimento
  • C planejamento
  • D social media
  • E criação