Questões de Produtos de Assessoria (Jornalismo)

Limpar Busca

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item.

Branding é o processo de criação e de estabelecimento da marca de uma empresa, de um produto ou de um serviço. 

  • Certo
  • Errado

Analise as afirmativas abaixo a respeito do jornalismo televisivo.
1. As aberturas e encerramentos de matérias editadas são materiais produzidos com o objetivo de serem lidos pelos apresentadores no estúdio. Portanto, são textos cuja finalidade é introduzir o assunto e torná-lo mais simples. Por isso, precisam ser mais subjetivos.
2. As notas simples são materiais produzidos a partir de informações recebidas na redação, provindas de agências nacionais ou internacionais, de press-releases ou de outras fontes, cuja característica é não estarem acompanhadas de imagens.
3. As notas cobertas são informações verbais com a inclusão de imagens. São notícias objetivas, no entanto tem de haver sincronização entre texto verbal e imagem.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a comunicação institucional, conceitos e funções.
( ) A comunicação institucional interessa-se apenas pela direção da empresa e pela imagem dessa direção diante do público externo.
( ) A comunicação institucional busca um clima organizacional produtivo junto ao público interno. Logo, não age no público externo.
( ) A comunicação institucional objetiva criar e melhorar a imagem da organização, buscando a interação com o público. Serve também para o alinhamento do público interno.
( ) A comunicação institucional é composta por vários instrumentos de comunicação, entre eles relações públicas, publicidade, marketing. No entanto, a assessoria de imprensa comanda a comunicação.
( ) A comunicação institucional coordena as várias funções dentro da organização ou empresa e visa exclusivamente ao público externo.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V • V
  • B V • F • V • V • V
  • C V • F • V • F • V
  • D F • V • F • V • F
  • E F • F • V • F • F

Analise as afirmativas abaixo sobre o assessor de imprensa.
1. O objetivo do assessor de imprensa é passar imagem positiva do assessorado, por isso pode prescindir de buscar informações ou dados, já que seu trabalho está mais voltado à publicidade do que ao jornalismo.
2. O assessor de imprensa pode, inclusive, ser um auxiliar do jornalismo convencional, na medida que pode municiar com informações o trabalho das redações e, até mesmo, aproximar fontes dos profissionais de imprensa.
3. O assessor de imprensa tem por objeto central transmitir ideia positiva acerca do assessorado, no entanto isso também estará estreitamente vinculado aos limites da ética e das convicções pessoais do assessor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Analise as afirmativas abaixo sobre o Assessor de Imprensa e sobre a Assessoria de Imprensa.
1. Uma das funções do assessor de imprensa é a clipagem ou taxação.
2. O mailing list – relação dos veículos de comunicação, nomes dos diretores e outros contatos importantes - é atribuição do relações públicas e não do assessor de imprensa.
3. O trabalho do assessor de imprensa e do jornalista de uma redação é o mesmo: a busca do contraditório, das várias versões do fato.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 1.
  • B É correta apenas a afirmativa 2.
  • C É correta apenas a afirmativa 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.