Questões de Programação de front end (Programação)

Limpar Busca

Analise as seguintes questões relativas ao projeto de interface do usuário:

• Que trabalho o usuário vai realizar em circunstâncias específicas?

• Qual é o fluxo de trabalho?

• Quais os objetos do domínio de problema específicos que o usuário vai manipular à medida que o trabalho é desenvolvido?

Considerando o processo de projeto de interface do usuário, encontrar as respostas para esse conjunto de perguntas auxilia o projetista

  • A na compreensão dos usuários que irão interagir com o sistema por meio da interface.
  • B no entendimento do ambiente em que as tarefas do usuário serão realizadas.
  • C na assimilação das tarefas que os usuários irão desempenhar.
  • D na definição dos requisitos para a apresentação de conteúdo.
Um Programador Visual, atualizado com as novas tendências, deve projetar websites
  • A modernos, com boa usabilidade, com menos pontos para clicar e tocar e ainda infinite page scroll com progressive enhancement. Os usuários utilizarão muito mais a rolagem, o deslizamento horizontal e as páginas, cada vez mais longas, terão menos links e áreas clicáveis bem grandes.
  • B para telas cada vez maiores, já que a previsão é que a web irá se disseminar para dispositivos com telas grandes, como os tablets, os smart watches e os smartphones com telas OLED.
  • C com a dobra superior em destaque, já que é a porção da página que o usuário visualiza assim que o site começa a ser exibido na tela, sem precisar fazer rolagem alguma. Em função da pequena variedade de tamanhos de telas e dispositivos, a dobra superior torna-se cada vez mais relevante.
  • D e blogs que distribuem seus artigos e notícias em várias páginas mais curtas, seguindo a tendência que se iniciou a partir da introdução dos dispositivos móveis. Este é o padrão que o usuário cada vez mais espera, com muitas páginas, cada vez mais curtas.
  • E com páginas compridas, explorando bastante os hiperlinks. Mas, diferentemente das revistas, a tendência é evitar ao máximo preencher as páginas com fotos grandes e imagens que ocupem quase toda a área da tela, principalmente na vertical, pois isso polui o design.
Um Programador Visual optou pela criação de um filme baseado nas imagens do storyboard com uma versão primitiva do áudio. Seu objetivo era medir o tempo de cada plano da sequência e fazer sua decomposição em quadros, permitindo que cada plano tivesse um número de frames bem definido antes de começar a filmagem. Esse procedimento evitaria que se animassem frames a mais, poupando tempo e gastos desnecessários ao projeto. Como os resultados esperados podem ser muito fiéis ao objetivo final, as chances de errar e de refazer as produções e as filmagens diminuiriam bastante. O Programador optou pela criação de
  • A Zootrópio.
  • B Flip Book.
  • C Pixilation.
  • D Stop-motion and go-motion movie.
  • E Animatic.
Na etapa de especificação do layout, devem ser definidos os itens que irão compor a identidade visual do site, como o esquema de cores, a tipografia, o estilo das imagens, fotos ou ilustrações e a ergonomia. Em relação a estes itens, é correto afirmar:
  • A No modelo RGB cada tom de cor pode variar de 0 a 255 e pode ser representado por dois dígitos hexadecimais, conseguindo uma variedade de 15.777.216 cores. A cor FF0000 representa o vermelho puro e a cor FFFFFF representa o preto, por exemplo.
  • B Os browsers conseguem interpretar imagens em bitmaps ou matriz de bits e cada bit armazena uma codificação específica de cor. Quanto mais colorida for uma imagem, menor será seu tamanho. Os tipos de imagens exibidos na web utilizam uma compactação padrão para reduzir o seu tamanho.
  • C Fontes com serifa facilitam a leitura, mas na tela as serifas podem ficar serrilhadas nos pixels. O alinhamento à esquerda facilita a leitura, mas o contraste da cor da fonte com o fundo deve ser cuidadoso: vermelho sobre verde vibra muito, branco sobre preto em texto longo torna a leitura cansativa.
  • D JPG ou JPEG é o tipo padrão de imagens na web. Uma imagem JPG tem seu tamanho reduzido em função de armazenar os bits com cores iguais ou muito parecidas. Quanto menor a taxa de compactação, pior será a qualidade da imagem, mas menor será seu tamanho.
  • E Família de tipos é o conjunto completo de caracteres sob o mesmo estilo e em todos os corpos: caixa alta e baixa, sinais de pontuação, acentos e numerais. Fontes são todas as variações de uma família de tipos, como Helvetica Narrow, Helvetica Narrow Bold, Helvetica Narrow Bold Oblique.
Ao projetar uma aplicação é necessário pensar na interface do dispositivo móvel que é o responsável por guiar o usuário. Existem padrões para o desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis, disponibilizados pelos desenvolvedores de sistemas operacionais em forma de guia, tal como o
  • A Guia de início rápido-Android 6.0 Marshmallow, um livro que pode ser lido online ou pelo app Google Play Livros disponível na Google Play.
  • B iOS Design Guidelines, que fornece diversas dicas sobre o que é possível fazer para que as apps possam ser aceitas na App Store, já que existe uma rigorosa avaliação por especialistas.
  • C Windows Phone Human Interface Guidelines, que traz três princípios básicos que devem ser seguidos: Encante-me, Simplifique minha vida e Surpreenda-me.
  • D iOS Style Guide que traz seis princípios básicos que devem ser seguidos: Preste atenção aos detalhes, Menos é mais, Rápido e fluido, Seja Autenticamente Digital, Tente não Reinventar a Roda, Privilegie a Experiência do Usuário.
  • E Android Design Guidelines, que parte de quatro premissas básicas que devem ser seguidas: Encante-me, Keep it Simple, Less is Better e Surpreenda-me.