Questões de Programação Linear (Estatística)

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Realizando a análise de regressão múltipla com o software R, temos a seguinte saída abaixo. Quais os coeficientes que são estatisticamente significativos, ao nível de significância de 5% e devem manter-se no modelo?


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  • A Intercepto, X4, X6 e X7.
  • B X4, X6 e X7.
  • C Intercepto, X2, X4, X6 e X7.
  • D X2, X4, X6 e X7.
  • E Nenhum, pois o modelo não é estatisticamente significativo.

Um estudo foi realizado para verificar a durabilidade de 4 tipos de carpetes. Para testar se a durabilidade média dos 4 tipos pode ser considerada igual, será utilizado o teste de Análise de Variância – ANOVA, com um nível de significância de 5%. Com base nos resultados do software MINITAB, assinale a alterativa correta.


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  • A A durabilidade do carpete 2 se diferencia significativamente dos demais.
  • B A durabilidade do carpete 4 se diferencia significativamente dos demais.
  • C Existe diferença significativa apenas entre a durabilidade dos carpetes 2 e 4.
  • D Não há evidências estatísticas suficientes para concluir que as durabilidades diferem entre si, ao nível de significância de 5%.
  • E A durabilidade do carpete 3 se diferencia dos demais.

Foi realizado um experimento para redução de sucata gerada numa indústria. Realizou-se um teste de hipóteses para duas proporções, comparando a situação antes do início do experimento com a situação depois. Deseja-se verificar se as proporções são significativamente diferentes, “antes” e “depois” ao nível de significância de 5%. Sendo assim, assinale a alternativa correta.


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  • A Aceito H0, não é possível afirmar que as proporções sejam diferentes.
  • B Rejeito H0, a proporção de sucata “antes” é inferior à proporção de sucata “depois”.
  • C Rejeito H0, a proporção de sucata “depois” é inferior à proporção de sucata “antes”.
  • D Aceito H0, a proporção de sucata “antes” é superior à proporção de sucata “depois”.
  • E Nada pode ser concluído.

Uma maneira geral de produzir sequências de valores no software R é usando a função seq(). O comando seq(10,1,–3) gera qual sequência de valores?

  • A 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3; 1; –3.
  • B 10; 1; –3.
  • C 10; 7; 4; 1.
  • D 1; 4; 7; 10.
  • E 1; –2; –5; –8; –11; –14; –17; –20; –23; –26.

Os microdados disponibilizados pelo órgão de Estatística do MEC (Inep) normalmente acompanham os scripts para leitura dos dados. Os formatos padrão são relativos aos softwares R, SPSS e SAS. Abaixo têm-se dois exemplos de códigos aplicados a dados do Enem nas áreas de Matemática (MT) e Ciências da Natureza (CN). Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Os códigos são do software e realizam as operações, respectivamente,

  • A R, criando as variáveis PRESENCA_CN=1 e PRESENCA_MT=1
  • B SPSS, realizando seleção de alunos e gerando as médias por escola.
  • C SAS, desativando o filtro e sorteando um conjunto de escolas.
  • D SPSS, usando todos os indivíduos da base e obtendo o número de alunos.
  • E R, realizando seleção de alunos e gerando as médias por escola.