Questões de Programas de Auditoria (Auditoria)

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A matriz de planejamento é o papel de trabalho em que são registrados os passos e procedimentos a serem realizados na fase de execução para que o objetivo da auditoria seja alcançado.


As opções a seguir listam funções da matriz de planejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ampliar a possibilidade de alcançar bons resultados com o trabalho.
  • B Dar foco ao trabalho de fiscalização.
  • C Minimizar riscos de prorrogações na duração dos trabalhos e desgastes com as chefias.
  • D Equacionar expectativas, facilitando a discussão do trabalho com as chefias em bases objetivas.
  • E Estabelecer e categorizar as conclusões que serão alcançadas.

O programa de auditoria é o plano de ação detalhado do trabalho que o auditor deverá executar em campo para atingir o objetivo da auditoria.

Sobre os programas de auditoria, assinale a afirmativa correta.

  • A O programa de auditoria específico é elaborado para ser utilizado em trabalhos da mesma natureza.
  • B O programa de auditoria específico costuma ser reutilizado.
  • C O programa de auditoria específico pode ser aplicado em processos organizacionais de apoio, como os atos de pessoal.
  • D O programa de auditoria padrão é aplicável a objetos em constante mudança e que sofrem grandes alterações de uma entidade para outra.
  • E O programa de auditoria padrão pode ser aplicado em procedimentos fortemente regulamentados, como os processos de licitação.

Programa de Auditoria consiste em um tipo de

  • A Programa de Controle..
  • B Papel de Controle.
  • C Papel de Auditoria.
  • D Papel de Trabalho.
  • E Papel de Levantamento.

É fundamental que o programa de auditoria contemple procedimentos que possibilitem ao auditor verificar se os itens contabilizados estão apresentados corretamente nas demonstrações financeiras. A respeito do programa de auditoria que fundamenta o parecer do auditor, assinale a opção correta.

  • A Um teste padrão para identificar passivos omitidos consiste em comparar os pagamentos efetuados durante o mês de encerramento das demonstrações financeiras com os extratos das contas bancárias dos fornecedores cadastrados
  • B Suponha que, após aplicar procedimento constante do programa de auditoria, o auditor tenha verificado que a escrituração indicava saldo credor de caixa e que o passivo contemplava obrigações já pagas. Nesse caso, há indícios que podem levar o auditor a reportar indícios de omissão no registro de receita.
  • C Considere que o auditor tenha obtido evidências de cobranças posteriores que substituem os resultados de cobranças de contas a receber do período. Nesse caso, o desvio é registrado em relatório como desfalque encoberto do tipo LAPPING.
  • D Devido à abrangência e especificidade, o programa de auditoria para avaliar as demonstrações financeiras deve constar da ordem de serviço preparada pela área de controle que elabora os planos estratégico, tático e operacional, com participação da área contábil e supervisão da equipe de auditoria.
  • E Para confirmar se as despesas antecipadas estão sendo corretamente contabilizadas, é necessário que o programa de auditoria contemple procedimento capaz de testar se o saldo diferido exprime os serviços pagos e que os referidos pagamentos representam na íntegra os benefícios já recebidos.

Acerca do planejamento da auditoria, é correto afirmar:

  • A A finalidade e o objetivo do planejamento da auditoria não mudam caso a auditoria seja inicial ou em trabalho recorrente.
  • B O plano de auditoria deve incluir, além dos procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria, a estratégia global de auditoria.
  • C O plano de auditoria deve ser documentado, podendo, sob certas circunstâncias, ser dispensada esta formalidade de documentação, a critério da equipe de auditoria, se outra forma de registro for considerada mais válida.
  • D A natureza e a extensão das atividades de planejamento variam conforme o porte, a complexidade da entidade e a experiência anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade, mas não com relação às mudanças nas circunstâncias que ocorrem durante o trabalho de auditoria.
  • E Tendo em vista que o auditor pode discutir aspectos da auditoria com a Administração da entidade, tais como a determinação da materialidade ou o envolvimento de especialistas, a responsabilidade pela estratégia global dos trabalhos neste caso passa a ser compartilhada entre o auditor e a Administração.