Questões de Projeto e Processo Criativo (Artes Plásticas)

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Texto 5


Como campo transdisciplinar, a cultura visual se caracteriza como espaço conceitual de convergência que congrega discussões sobre diversos aspectos da visualidade, buscando fomentar e responder questões que se entrecruzam a partir de campos de estudo, como a história da arte, a estética, a teoria fílmica, os estudos culturais, a literatura e a antropologia.

Disponivel em: https://publica.ciar.ufg.br/ebooks/licenciatura-em-artes-visuais/modulo/3/001.html 49.


Conforme o texto, a cultura visual é um campo transdisciplinar. Essa perspectiva contemporânea e atual faz desse campo um território fértil e questionador de práticas.

Neste sentido, é CORRETO afirmar que 

  • A a cultura visual desafia não apenas os limites, mas as práticas instituídas do sistema das belas artes.
  • B a experiência visual se caracteriza como um processo não gradual e dinâmico.
  • C a cultura visual aborda e discute a imagem a partir da perspectiva legítima, considerando-a não só em termos do seu valor estético, como também, buscando compreender o papel social da imagem e dos artefatos artísticos na vida da cultura.
  • D a cultura visual propõe uma teoria da visualidade que ordena a percepção na sua dimensão cultural, proposta que ficou conhecida como a “virada de cor”.
  • E a experiência visual transforma atitudes em imagens é característica do grupo visual.

No contexto do fazer artístico no âmbito escolar, a produção que não é organizada por uma só pessoa, mas elaborada pelo grupo, é considerada:

  • A Criação coletiva.
  • B Domínio público.
  • C Produção anônima.
  • D Composição conjunta.
  • E Desempenho de equipe.

Analise o texto abaixo:
As obras de arte expressam um pensamento, uma visão do mundo e provocam uma forma de inquietação no observador, uma sensação especial, uma vontade de contemplar, uma admiração emocionada ou uma comunicação com a sensibilidade do artista.
Essa afirmação é condizente com a definição de:

  • A Arte aplicada.
  • B Experiência estética.
  • C Manifestação artística.
  • D Ato criativo.
  • E Reflexão construtiva.

No processo avaliativo em Artes a exposição dos trabalhos para apreciação coletiva faz parte das ações educativas.
Nesse âmbito, o processo de concepção, organização e montagem de uma exibição pública, que inclui o contexto de unidades educativas, todos os passos necessários à exposição quais sejam: conceituação, documentação, seleção da criação artística, produção de textos, publicações e planejamento da disposição física dos objetos, é reconhecida na linguagem específica de Artes como:

  • A Curadoria.
  • B Monitoria.
  • C Produção.
  • D Montagem.
  • E Mediação.

Em Coutinho et al. (2018), pode-se ler:
“A arte como área de conhecimento é um campo que se abre para diálogos com outros campos, sobretudo, quando questões emergentes na contemporaneidade são trabalhadas por artistas, produtores, professores e pesquisadores, como questões socioambientais, os impactos tecnológicos, a vida coletiva em grandes centros urbanos, entre outras questões que precisam de diferentes pontos de vista para serem compreendidas em sua abrangência e para que possam suscitar soluções com criatividade e inventividade.”
Nessa passagem, os autores se referem à

  • A interculturalidade.
  • B multiculturalidade.
  • C interdisciplinaridade.
  • D cultura visual.