Questões de Projeto Ético-Político do Serviço Social e Diretrizes Curriculares do Serviço Social (Serviço Social)

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De acordo com Alfredo Batista (2020), durante a década de 1990, dois movimentos colocaram os assistentes sociais em situação diferenciada.
São eles:

  • A amadurecimento do referencial teórico-metodológico e éticopolítico que sustenta o projeto hegemônico da profissão; e refração do Serviço Social devido às transformações societárias na produção material e reprodução social;
  • B superação do tradicionalismo e do conservadorismo teórico-metodológico pela vanguarda da categoria; e abandono do trabalho institucional a partir da vertente que prioriza as políticas sociais;
  • C reconhecimento da assistência social como estruturante da prática profissional; e constituição do Projeto Ético-Político do Serviço Social;
  • D vinculação da profissão às pautas e bandeiras dos movimentos sociais e sindicatos; e precarização crescente das condições de trabalho e de salário a partir do Terceiro Setor;
  • E compreensão do papel social da profissão e sua relação medular com a classe trabalhadora; e consolidação dos pressupostos da vertente modernizadora.

Na atualidade, “A intencionalidade ético-política crítica e transformadora de nosso projeto de profissão é tensionada pelas demandas institucionais (...)” (Iamamoto, 2021).
Essa tensão diz respeito fundamentalmente:

  • A às transformações ocorridas no interior das políticas sociais, que demandam o atrelamento do trabalho profissional à restrição de direitos;
  • B aos condicionantes objetivos da inscrição do Serviço Social na divisão social do trabalho e de seu agente como trabalhador;
  • C à ampliação do mercado de trabalho informal para o assistente social, exigindo novas atribuições e competências;
  • D às contradições apresentadas entre as condições materiais do cotidiano dos usuários e as políticas sociais ofertadas pelas instituições;
  • E à limitação do trabalho do assistente social a partir das novas requisições burocráticas das instituições.

A complexidade das relações raciais no Brasil revela o campo de disputas em que o Serviço Social é chamado a intervir, pois o projeto ético-político que orienta o trabalho profissional é portador de uma direção social na perspectiva da emancipação dos sujeitos coletivos. 
Uma pesquisa realizada por Eurico (2013, p. 301) indica que “a percepção dos assistentes sociais acerca da questão racial e dos mecanismos de reprodução do racismo no interior da sociedade brasileira ainda está bastante distorcida”.
Considerando a perspectiva de análise crítica assumida pela autora, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A forma como as instituições públicas estão estruturadas pode reforçar o racismo contra amplas parcelas da população, em virtude de sua origem étnico-racial.  
  • B O trabalho do assistente social sofre interferências do racismo institucional, que fortalece a naturalização e a culpabilização da população negra por sua permanência majoritária nas camadas mais vulneráveis da sociedade.  
  • C O pertencimento étnico‐racial é fator de acesso desigual às políticas públicas ou determinante nas situações de maior probabilidade de adoecimento e/ou morte em certas circunstâncias, de sofrer violência física e/ou psicológica e de discriminação racial.  
  • D Ao se deparar com vocábulos tais como afrodescendente, branquitude, discriminação racial, etnia, negro, preconceito racial, racismo, racialismo e raça, os profissionais podem transitar por diversas interpretações, muitas vezes antagônicas. 
  • E Nas relações interpessoais não se observa comumente a reprodução de piadas e comentários racistas, nem se verifica com frequência o uso de mensagens subliminares nas falas acerca da relação entre raça e violência.
A exigência de planejamento, análise e avaliação das consequências da ação profissional, na busca de reafirmar práticas que reforcem o projeto ético-político profissional, reclama processos de assessoria no âmbito do Serviço Social que tomem como centro o cotidiano profissional. Sobre a prática de assessoria no Serviço Social, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A Ao realizar assessoria, o assistente social precisa pensar a prática, o que significa entender as contradições da realidade dos espaços profissionais ocupados pelo Serviço Social com análise, estratégias e ações, enfrentando-as no sentido de uma ação profissional pensada, consciente.
  • B O processo de assessoria não deve distinguir o assessor como o possuidor do saber superior em detrimento do assessorado. Deve sim abranger dois polos interagentes, em que assessorado e assessor contribuem com o universo de seus respectivos conhecimentos para o alcance de um único objetivo.
  • C No processo de assessoria, o assessor contribui por ser um agente externo e ter um olhar diferenciado e especializado sobre a questão problemática, enquanto o assessorado contribui com o mapeamento das demandas e a facilitação das informações mais íntimas a ele em suas rotinas, necessárias à desconstrução do problema.
  • D Ao assessor em seu exercício profissional cabe também as preocupações éticas do fazer profissional através da preservação de espaços de exercício democrático e de viabilização do projeto ético-político-profissional nas mais variadas esferas de sua atuação, pois é necessário estabelecer uma relação vertical entre assessor e assessorado.
  • E Ao assessor cabe a responsabilidade de verificar a amplitude do trabalho e dar um diagnóstico a respeito deste, atestando a sua real necessidade ou não. Muitas vezes, o encaminhamento prático que uma determinada equipe espera ou indica não é o encaminhamento que o assessor irá propor para se alcançar determinados objetivos de maneira mais eficaz e eficiente.

Um projeto de trabalho, para além da formulação técnica e precisa, deve constituir instrumento potente de impacto sobre a realidade, e seu produto deve apontar para a transformação dessa realidade. Necessita ser um elemento fundamental de reafirmação

  • A da emancipação política das classes subalternas.
  • B do projeto societário hegemônico.
  • C dos processos de trabalho dos/das Assistentes Sociais.
  • D da resiliência profissional.
  • E do projeto ético-político profissional.