Questões de Projetos em Artes Visuais (Artes Visuais)

Limpar Busca
Considerando que a montagem de um projeto cultural requer uma estrutura com características específicas,sendo que cada uma é fundamental para a etapa posterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Elaboração: é a etapa inicial do projeto e envolve conceituação e planejamento.
( ) Execução: também conhecida como produção. É a etapa de operacionalização e possíveis ajustes no andamento do projeto.
( ) Prestação de contas: etapa em que são elaborados os relatórios com base no andamento do projeto.
( ) Encerramento: etapa em que se comprova a realização do produto cultural que foi proposto, assim como o que estava previsto no orçamento.
A sequência está correta em
  • A V, F, V, F.
  • B F, V, F, V.
  • C V, V, F, V.
  • D F, F, V, F.
  • E V, V, F, F.
Considerando que, para a realização de um projeto cultural, a etapa de divulgação dessa ação envolve algumas ações, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Plano de divulgação. 2. Assessoria de impressa. 3. Materiais de divulgação.
( ) Prevê ações de mídia necessárias para a promoção do produto gerado pelo projeto. ( ) Cartaz, folder, banner, convite, anúncio de jornal, anúncio de revista etc. ( ) Constrói estratégias de comunicação e divulgação do projeto cultural. Envia material de divulgação aos meios de comunicação.
A sequência está correta em 
  • A 1, 2, 3.
  • B 2, 3, 1.
  • C 3, 1, 2.
  • D 1, 3, 2.
  • E 2, 1, 3.

O sistema que regula as cores dos corpos que emitem luz é conhecido como RGB (Red, Green and Blue em inglês, ou seja, vermelho, verde e azul). O RGB é também conhecido como sistema de Cor Luz, e trabalha por

  • A adição, ou seja, se somarmos as três cores básicas, nas proporções corretas, obteremos uma luz de cor branca.
  • B subtração, ou seja, se subtrairmos as três cores básicas, obteremos cores complementares.
  • C irradiação, ou seja, se aproximarmos as três cores básicas, proporcionalmente, obteremos um arco-íris.
  • D sobreposição, ou seja, se pintarmos as três cores básicas, uma sobre a outra, obteremos cores quentes.
  • E regulação, ou seja, se equilibrarmos a quantidade das três cores básicas obteremos uma substância neutra.

Um professor de Arte da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza planejou atividades a serem desenvolvidas pelos seus alunos. Seguiu orientações fundamentadas na Metodologia Triangular para o Ensino de Arte e direcionou os alunos para pesquisarem sobre os povos indígenas da Amazônia. Em outro momento, os alunos apresentaram suas pesquisas realizadas e debateram sobre o contexto sócio-histórico vivido pelos povos indígenas da Amazônia. A seguir, utilizando data-show, o professor apresentou fotos da exposição “As Imagens da Amazônia” de Sebastião Salgado. Assim, puderam apreciar a obra do fotógrafo ao observar as nuances dos tons de cores preto e branco e os enquadramentos das fotos. Para concluir, o professor pediu que os alunos escrevessem uma poesia demonstrando e expressando os seus sentimentos gerados a partir das fotografias.

Diante do planejamento das atividades com a Metodologia utilizada podemos sequenciar as ações realizadas pelo professor como:

  • A Criação, Leitura de imagem e Produção artística.
  • B Contextualização, Leitura de Imagem e Literatura.
  • C Contextualização, Leitura de Imagem e Produção artística.
  • D Pesquisa-ação contextualizada, Leitura de Imagem e Literatura.

No campo brasileiro do direito autoral da imagem, quando não existe restrição de uso de uma obra por qualquer um que queira utilizá-la, trata-se de uma obra

  • A que possui apenas direitos morais.
  • B realizada há mais de 50 anos.
  • C de domínio público.
  • D de autor falecido.
  • E de banco de imagens.