Questões de Projetos, Processos e Conceitos em Design (Design Gráfico)

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Os trabalhos do design gráfico, de modo geral, são mais vulneráveis ao problema de exagero excessivo e deficiências na função prática por terem contato mais direto e frequente com o público (usuário ou leitor), devido às suas funções fundamentais, informativa e comunicativa. A sua função de transmitir com eficiência mensagens e ideias é a mais fundamental. Para isso, há alguns parâmetros de desenvolvimento que são chamados de princípios básicos do design; assinale-os.
  • A Formas; direção; orientação; e, hierarquia.
  • B Diagramação; tipografia; cores; e, imagens.
  • C Contraste; proximidade; repetição; e, alinhamento.
  • D Hierarquia; contraste; alinhamento; e, diagramação.
  • E Alinhamento; diagramação; tipografia; e, orientação.

Donald Norman, em seu livro “O design do dia a dia” defende a ideia do design centrado no usuário, uma abordagem de design que é baseada nas necessidades, interesses e facilidade de uso dos artefatos por parte de seus usuários. Sobre o design centrado no usuário, leia as assertivas a seguir:


I. No design centrado no usuário, o design deve tornar fácil determinar ações possíveis em um produto a qualquer momento.


II. O design deve seguir os mapeamentos naturais entre as intenções e as ações exigidas; entre as ações e o efeito resultante; e entre as informações visíveis e a interpretação do estado do sistema.


III. O design deve tornar o que é visível, invisível, inclusive o modelo conceitual do sistema, as ações opcionais e os resultados das ações.


É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Sobre métodos de design, Peter Phillips, em seu livro “Briefing: a gestão do projeto de design”, ressalta a importância do documento de briefing:

O processo de elaboração do briefing de design garante a participação de todas as pessoas chaves, registrando-se todas as informações importantes e atualizadas. Garantindo-se uma unanimidade sobre os pontos essenciais, logo no início, mudanças posteriores no projeto tornam-se mínimas.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2010. p. 28


Sobre os elementos do briefing em um projeto de design, é CORRETO afirmar:

  • A A análise setorial refere-se à categoria industrial ou de serviço em que atua a empresa cliente. Muitas vezes, refere-se à "indústria", que é o conjunto de empresas atuando no mesmo setor.
  • B A Estratégia de design é a parte do documento de briefing que determina, com precisão, o prazo e a remuneração justa para o projeto.
  • C O Objetivo de um projeto é a parte mais importante do briefing de um projeto de design. Deve ser registrado devidamente, porque inclui os custos envolvidos e, aprovado, deve ser considerado fechado e imutável.
  • D O Portifólio da empresa, no caso do briefing, é a porção do documento que reúne todas as características importantes do portifólio de clientes da empresa. Se o produto for universal, é necessário prestar atenção às diferenças étnicas e culturais de cada país.

Leia o trecho a seguir, extraído do livro “Marcas: Design estratégico”, de Cecilia Consolo:

As marcas tornaram-se catalizadores de comportamentos e fazem parte da vida e da história das pessoas, como também compõem o imaginário e a história de seus países. Atualmente, a cultura e poder de determinadas nações se misturam à imagem que suas marcas alcançam no cenário econômico internacional. Algumas marcas de corporações multinacionais chegam a ter mais força que seus próprios governos em seus países e extrapolam o vínculo puramente comercial nos países onde instala suas sedes.
CONSOLO, Cecilia. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2014. p. 33. 

Sobre o conceito ao qual o trecho acima faz referência, é CORRETO afirmar: 

  • A A força de ações de branding é tamanha que as marcas mais famosas não precisam desenvolver produtos de qualidade para serem valorizadas. Nesse sentido, o branding representa uma quebra paradigmática de tamanha proporção em que a imagem vale mais do que o que ela representa.
  • B Devemos ter muito cuidado com a escolha dos signos que usamos para representar marcas e fazer associações culturais. Dada a impossibilidade cognitiva de se ressignificar signos, as sociedades constroem interpretações rígidas e imutáveis acerca das marcas.
  • C O processo de criação de identidade de uma marca é algo que deve acontecer quando na sua criação, visto que é um processo rápido e imutável. No momento que a marca se torna pública, não é mais possível fazer alterações relacionadas à mensagem que se pretende passar com aquela escolha.
  • D Parte das estratégias de branding deve se dedicar à criação e consolidação de um símbolo, que deve ser eficiente o bastante para fluir em todos os canais e meios e seu design deve ser adequado, para poder segurar toda a carga de significados atribuída sobre ele
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O movimento conhecido como Psicologia da Gestalt também pode ser chamado de Psicologia da forma, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt. Foi criado pelos psicólogos alemães Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Kurt Koffka (1886-1940), nos princípios do século XX.

Com base na Gestalt, enaltecida pelo exemplo acima, é CORRETO afirmar:
  • A A Gestalt foi uma forma pouco inovadora de perceber a forma no final do século XX; isso fica claro na fotomontagem da mulher.
  • B A Gestalt limita a nossa percepção do todo, nos obrigando a decupar em pedaços uma mensagem para um pleno entendimento. Isso fica evidente ao vermos a fotomontagem simplória de uma mulher.
  • C A Gestalt não permite o que podemos chamar de erro premeditado. Isso fica evidente no enunciado do exemplo que, propositalmente, troca letras e erra o português.
  • D Por conta da Gestalt, percebemos primeiro o inteiro, depois nos atemos aos detalhes. Isso fica claro ao percebermos, no exemplo, que quem cala essa mulher é o agressor, representado pelo braço masculino.