Questões de Promoção Institucional (Marketing)

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J é economista, com larga experiência no setor financeiro, tendo iniciado sua carreira como caixa em pequeno banco no interior do estado onde nasceu. Dado o seu currículo, foi convidado para exercer atividade de ouvidor em prestigiada instituição financeira. Nos termos da Resolução CMN nº 4.860, de 23 de outubro de 2020, o estatuto da instituição financeira deve conter, dentre outros dados, os critérios de designação e de destituição do ouvidor e o tempo de duração de seu

  • A experimento
  • B estágio
  • C mandato
  • D monitoramento
  • E controle

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.

Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, seja visual, seja escrita. Assinale a alternativa abaixo que indica uma estratégia de comunicação empresarial que pode se tornar uma em ferramenta para o sucesso organizacional.

  • A Tornar assimétricos o marketing institucional e o marketing comercial.
  • B Investir maciçamente em tecnologias emergentes.
  • C Criar uma linguagem eventual e diversificada.
  • D Planejar a comunicação de maneira antagônica e segregada.
  • E Ajustar os programas de marketing social ao contexto sócio político.

Nos tempos atuais, surgiram novas mídias que, se comparadas às tradicionais, oferecem valores mais acessíveis e se mostram mais eficazes no marketing. Acerca desse tema, julgue o item a seguir. 


As taxas de cliques nos anúncios de banner das empresas B2B são menores que as das empresas B2C. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere às técnicas de relações públicas, julgue o item subsequente.  


No processo de planejamento de relações públicas, a fixação das diretrizes de relações públicas ocorre na etapa de reunião de dados, ligada ao referencial. 

  • Certo
  • Errado