Questões de Protagonismo Juvenil e Cidadania (Pedagogia)

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O tempo de duração da adolescência depende não só das características da sociedade de que faz parte, mas também de aspectos próprios do indivíduo, como personalidade e história de vida. Didaticamente, a adolescência pode ser dividida em inicial, média e tardia.

Avalie as afirmações sobre essas fases da adolescência.
I - A adolescência inicial coincide com as mudanças físicas e o início da reformulação do esquema e da imagem corporal, caracterizada por dúvidas e preocupações com o corpo.
II - Na adolescência média, ocorre o desenvolvimento cognitivo, com a passagem do pensamento lógico e concreto para o abstrato, hipotético-dedutivo.
III - Na adolescência média grande parte das transformações corporais já aconteceu e o adolescente encontra-se mais preocupado com sua aparência, sendo bastante influenciado pelos ditames da moda.
IV - Na adolescência inicial ocorre a estabilização da autoimagem corporal, alcançando-se a consolidação da identidade com a independência emocional.
V - A adolescência tardia é a fase de refinamento dos valores morais, religiosos e sexuais. Os valores do grupo de pares deixam de ser importantes, em prol dos próprios valores e da identidade.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C IV e V.
  • D I, III e V.
  • E II, III e IV.
Eu trabalhava muito lá na sala de computação na questão até da produção do texto, né. Então o aluno produzia o texto em sala e ele ia até a sala de informática redigir esse texto, por quê? Porque um texto, quando você abre a caixa de texto lá no Word, você tem aquela parte de verde e vermelho... Então, quando ele escreve e tá o verde é algum problema de concordância, de regência, que é bastante interessante. Então o aluno, ele vai a partir daquela linha, mesmo sem saber a regra, ele começa a perceber o correto, e se sair vermelho é porque aquela palavra está escrita errada. (Professora Violeta)
(SANTOS, M.J. dos; Melo, M.A.; Gonçalves, M. de F. da C. Usos pedagógicos das novas tecnologias da informação e da comunicação na escola. In: Nascimento, I.V. do; Moraes, L.C.S. de; Bonfim, M.N.B. (Orgs.). Currículo escolar: dimensões políticas e pedagógicas. São Luís: EDUFMA, 2010) 
É correto afirmar que o processo descrito pela Professora Violeta prioriza
  • A o discurso expositivo.
  • B a formação do docente.
  • C o protagonismo do aluno.
  • D a pesquisa na internet.
  • E a interação entre alunos.

O tema da cidadania digital é fundamental na formação de crianças e jovens, especialmente num momento em que a sociedade tem se comunicado e se desenvolvido através dos meios virtuais. Sobre a importância da cidadania digital, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.
( ) Aumenta a autonomia digital.
( ) Protege as pessoas da superexposição online.
( ) Forma cidadãos mais responsáveis e conscientes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – V – F.
  • B V – V – F.
  • C F – F – V.
  • D V – V – V.
  • E F – F – F.
O tema protagonismo juvenil é discutido por diversos autores e pode ser definido como o jovem
  • A estar sempre sob a custódia de alguém.
  • B depender de outrem.
  • C ter poder de autoridade.
  • D viver à sombra dos mais experientes.
  • E ser o principal agente de uma ação.
O protagonismo juvenil é uma forma de reconhecer que a participação dos adolescentes pode gerar mudanças decisivas na realidade social, ambiental, cultural e política em que estão inseridos. Tanto quanto um direito, é um dever dos adolescentes, podendo ser definido como uma modalidade de ação, criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens se envolverem em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Podemos afirmar que seu cerne é:
  • A A atuação individual para a integração social dos jovens nos partidos políticos.
  • B O campo das chamadas políticas da juventude implementadas pela União Estudantil-UNE.
  • C A participação ativa e construtiva do jovem na vida da escola, da comunidade ou da sociedade mais ampla.
  • D Algo a ser atingido, uma espécie de meta a ser alcançada pelas políticas partidárias e pelas instituições não governamentais.