Questões de Protocolo (Arquivologia)

Limpar Busca

A respeito da gestão de documentos, julgue o item subsequente. 


As atividades de um serviço de protocolo ocorrem na fase de arquivo intermediário. 

  • Certo
  • Errado

Considerando os conceitos, as práticas e as legislações arquivísticas, julgue o item.

As atividades do setor de protocolo incluem o recebimento, o registro e a distribuição de correspondências; quanto à identificação das correspondências oficiais, é devida a abertura de todas elas, para que seja possível classificá-las e encaminhá-las ao destinatário correto. 

  • Certo
  • Errado

Em 1989, Rhoads realizou um estudo do Programa de Gestão de Documentos e Arquivos (RAMP), por meio da Divisão do Programa Geral de Informação da UNESCO, e se tornou um referencial inicial para a arquivologia moderna, especialmente no que tange aos aspectos essenciais de compreensão da gestão documental. O referido Programa, por sua vez, trouxe uma sequência de ações essenciais ao controle da criação dos documentos. Com base nessa grande função arquivística, que é a criação/produção de documentos, analise as assertivas abaixo:
I. A criação de documentos constitui a primeira fase da gestão, pois é a partir dela que se evitará a criação de documentos não essenciais, reduzindo-se o volume dos que serão guardados, controlados, armazenados e eliminados.
II. A gestão dos formulários constitui parte integrante de uma gestão de documentos de arquivo, pois é a partir dela em que são estabelecidas ações de controle sobre o número de exemplares que deverão ser preparados e arquivados, além de se promover um sistema de formulários uniforme.
III. A gestão de correspondências constitui ferramenta essencial à gestão de documentos de arquivo, pois se ocupa da qualidade e da duração dos materiais de registro, especialmente das cópias e dos documentos enviados, além de assegurar que o fundo e a forma sejam adequados.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
Sobre as atividades do setor de protocolo, pode-se afirmar como incorreto:
  • A É responsável pelo recebimento da correspondência da organização.
  • B Realiza a separação da correspondência oficial da particular.
  • C Efetua a colocação do carimbo ou etiqueta de protocolo, contendo dados relativos à data, hora do recebimento, entre outras.
  • D Envio de correspondências a outras instituições não é atividade do protocolo.
  • E Faz controle dos documentos que tramitam no órgão, de modo a assegurar a sua imediata localização.

Nos serviços de protocolo, o ato de abrir um processo, prevendo as análises, as informações, os despachos e as decisões que deverá receber de diversas unidades organizacionais de uma instituição, é conhecido como

  • A expedição.
  • B tramitação.
  • C movimentação.
  • D fluxo informacional.
  • E autuação.