Questões de Psicologia da Educação (Psicologia)

Limpar Busca

No modelo andragógico, a educação pode ser entendida como de responsabilidade:

  • A exclusiva do aprendiz que deve estabelecer os programas e avaliações conforme seus interesses
  • B da hierarquização em razão da quantidade de cultura acumulada por quem ensina e quem ainda aprende
  • C centrada no professor, porque os alunos, crianças, são dependentes e necessitam de cuidado de terceiros
  • D compartilhada entre professor e aluno, pois estes últimos, por serem adultos, já são dotados de uma consciência formada
A atuação do psicólogo na interface saúde, trabalho e educação requer ações para que planejamento e execução se tornem estratégicos às organizações. Especificamente em relação ao contexto de educação e trabalho, assinale a afirmativa que explicite essas ações de maneira correta.
  • A Aquisição de tecnologias e pacotes prontos de ações educacionais e de intervenção consonantes com resultado almejado, bem como contratar palestras motivacionais.
  • B Elaboração de ações educacionais e de intervenção consonantes com resultado almejado, aquisição de tecnologias para otimização de análises de contextos e contratar palestras motivacionais.
  • C Promoção de análises de contextos com uso de novas competências no ambiente de transferência daquelas adquiridas para viabilizar a transferência de conhecimentos e competências junto aos programas de intervenção.
  • D Utilização de taxonomias de resultados de aprendizagem, elaborar avaliações e exercícios compatíveis com os objetivos dessa aprendizagem, bem como elaborar intervenções para desenvolvimento de competências complexas.
  • E Construção de modelos integrados com avaliação de programas de TD&E, de modelos envolvendo variáveis demográficas, motivacionais e profissionais da clientela e suas relações com as condições ambientais, além de classificar intervenções consonantes com o resultado desejado.

Gardner, citado por Smole (1990), afirma que a inteligência é responsável por nossas habilidades para criar, resolver problemas e fazer projetos, em uma determinada cultura, e que cada indivíduo possui alguns tipos diferentes de capacidade, que caracterizam sua inteligência.


Avalie as afirmações sobre algumas das inteligências e como estas se caracterizam.


I - Linguística: se manifesta na habilidade para lidar criativamente com as palavras, em diferentes níveis de linguagem (semântica, sintaxe), tanto na expressão oral quanto na escrita.


II - Lógico-matemática: como diz o nome, é a inteligência que determina a habilidade para o raciocínio lógico-dedutivo e para a compreensão de cadeias de raciocínios; a capacidade de solucionar problemas está associada ao pensamento científico.


III - Espacial: corresponde à habilidade de relacionar padrões, perceber similaridades nas formas espaciais e conceituar relações entre elas; inclui também a capacidade de visualização tridimensional e a construção de modelos que auxiliam na transformação de um espaço.


IV - Corporal cinestésica: é uma das competências que se refere à habilidade de usar o corpo todo, ou partes dele, para resolver problemas ou moldar produtos; envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos.


V - Intrapessoal: inclui a habilidade de compreender as outras pessoas: como trabalham, o que as motiva, como se relacionar eficientemente com elas. São pessoas que usam essa habilidade para entender e reagir às manifestações emocionais das pessoas a sua volta.


VI - Interpessoal: é a competência de uma pessoa para se autoconhecer, administrando seus sentimentos e emoções em favor de seus projetos; significa dimensionar as próprias qualidades de trabalho de maneira efetiva e eficaz, a partir de um conhecimento apurado de si próprio. 


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B II e V.
  • C V e VI.
  • D I, II, III e IV.
  • E II, IV, V e VI.
A interface educação/trabalho da atuação do psicólogo envolve processos e instrumentos de avaliação abrangendo indivíduo, equipe e organização. Entre esses processos há o chamado modelo de avaliação integrada e somativa composto por cinco componentes, denominado na literatura como MAIS e, ainda, sendo considerado o mais tradicional de avaliação em TD&E no Brasil. Entre os componentes do MAIS, o chamado de insumo se refere
  • A ao contexto em que se insere a ação de TD&E.
  • B aos efeitos imediatos produzidos pelo treinamento.
  • C às operações necessárias para facilitar ou produzir os resultados instrucionais.
  • D aos fatores físicos e sociais e aos estados comportamentais e cognitivos, anteriores à instrução, que podem influenciar seus resultados.
  • E aos resultados intermediários ou efeitos parciais do treinamento ocorridos no comportamento dos treinandos à medida que os procedimentos são apresentados.

Considerando o eixo da Prevenção contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes e as ações preconizadas pelo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil, é possível afirmar que

  • A o tema da educação em sexualidade deve ser inserido no currículo da Educação Básica.
  • B as ferramentas de tecnologias da informação e da comunicação são responsáveis pela pornografia infantil.
  • C crianças e adolescentes informados sobre direitos sexuais e reprodutivos ficam mais vulneráveis em sua autodefesa.
  • D a educação sexual e a prevenção ao abuso sexual devem ser matérias privativas da família.
  • E as campanhas de sensibilização fomentam o tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual.