Questões de Psicologia do Desenvolvimento (Psicologia)

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O Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), formado por um grupo de pesquisadores de distintas universidades e importantes hospitais pediátricos brasileiros, divulgou, em 2016, um relatório sobre a importância dos vínculos familiares na primeira infância. Sobre esses vínculos para a infância, assinale a afirmativa correta.
  • A Os vínculos entre a criança e o cuidador devem garantir e ser predominantemente afetivos, de conforto e segurança emocional para desenvolvimento saudável frente a situações de estresse.
  • B A base segura e confortável necessária ao desenvolvimento de self da criança é dada por uma família com condutas de proteção, cuidado, autonomia entre membros e de consistência afetiva, de composição longeva e tradicional.
  • C Na construção de uma base segura, experiências singulares e intersubjetivas entre os cuidadores e as crianças são fundamentais na interação que estabelecem em situação de vulnerabilidade social e fragilidade de vínculos.
  • D Na construção da base segura, a família configura o contexto distal, no qual os cuidadores preservam os primeiros anos de vida e garantem o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento; sobrevivência; e, desenvolvimento da criança.
  • E A construção de vínculos seguros, ações responsivas, confortadoras e acolhedoras, atendendo à criança mediante desconforto, dor ou necessidade de atenção, é favorecida com composições familiares estáveis e laços predominantemente sanguíneos.
A adolescência é um período do desenvolvimento humano fortemente marcado por mudanças biopsicossociais; com exigências por tomada de decisões e por assumir tarefas de responsabilidades mais complexas; bem como maior exposição às situações consideradas de risco. Considerando o referido cenário, principalmente a exposição às situações de risco, é imperativo 
  • A identificar características de imaturidade emocional, impulsividade e comportamento desafiador, já que são as causas de engajamento em comportamentos de risco e baixa aderência a atividades físicas.
  • B investir em programas de orientação e instrumentalização de pais, auxiliando-os a fornecer orientações mais precisas e que sirvam de referência e de suporte emocional, para lidarem de forma mais adequada com seus filhos adolescentes.
  • C incentivar programas de cessação do uso de substâncias psicoativas, lícitas ou não, e de comportamentos e vivências relacionadas à sexualidade e gênero por ser um fator preocupante para os pais, inclusive no tange às doenças relacionadas.
  • D inibir novas composições familiares associadas à forma específica como os pais foram educados e a influência de novos padrões de relacionamento interpessoal que vigoram na atualidade, atenuando impactos e dificuldades para adolescentes.
  • E reduzir as angústias dos adolescentes decorrentes das inadequações de comportamento e até mesmo a exposição a riscos desnecessários, assim como reduzir os impactos das mudanças ocorridas na organização social e inibir alterações da estrutura e funcionamento das famílias.

Ao longo de sua institucionalização científica, a psicologia do desenvolvimento passou por diferentes delimitações conceituais de seu campo. No início, ela se restringia ao estudo de variáveis afetivas, cognitivas, sociais e biológicas de crianças e adolescentes. Atualmente, no entanto, ela ampliou seu escopo e se tornou:

  • A o estudo de condições internas e externas ao indivíduo que afetam e promovem mudanças no curso de sua vida
  • B a investigação de estruturas sociais e históricas que condicionam e mudam as ações individuais
  • C a análise clínica de patologias neurológicas que determinam mudanças comportamentais
  • D a reflexão sobre o inconsciente

A Resolução n. 06, de 29/03/2019, Seção III - Declaração - Conceito e Finalidade dispõe no Art. 9º - Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguintes informações, EXCETO:

  • A Acompanhamento psicológico realizado ou em realização.
  • B Comparecimento da pessoa atendida e seu acompanhante.
  • C Documento que certifica, com fundamento em um diagnóstico psicológico, uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita.
  • D Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários.

Bee, em seu livro A criança em desenvolvimento, descreve cada passo do desenvolvimento infantil, inclusive do desenvolvimento de cada sentido. Porém, raramente as informações são recebidas por um sentido de cada vez. Ao mesmo tempo, há a percepção de estímulos sonoros, visuais, olfativos, táteis e gustativos. Tal capacidade de perceber os estímulos simultaneamente é denominada

  • A integração intersensorial.
  • B adaptação.
  • C estimulação cruzada.
  • D sentido múltiplo.
  • E integração modal.