Questões de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Em relação ao conceito de maturação, analisar a sentença abaixo:
A maturação é uma condição dinâmica que depende das características neurológicas, neuropsicológicas e psicológicas da pessoa e, em menor medida, mas de forma importante, também depende do ambiente em que ocorre o desenvolvimento (1ª parte). O conceito de maturação, em relação à escola, costuma ser entendido como o momento em que tanto o aluno como a própria escola estão em condições de realizar o processo de ensino e aprendizagem com facilidade, eficácia e sem tensões emocionais (2ª parte).
A sentença está:

  • A Totalmente correta.
  • B Correta somente em sua 1ª parte.
  • C Correta somente em sua 2ª parte.
  • D Totalmente incorreta.

Não há produção de saúde sem produção de saúde mental. Logo, é preciso levar em conta que, ao se receber cuidados em saúde, devem ser consideradas as dimensões biológica, psíquica e social dos indivíduos. Se uma criança ou um adolescente apresenta algum grau de sofrimento (com angústias, medos, conflitos intensos, por exemplo), não será possível tratar sua saúde sem considerar esse componente emocional/relacional significativo. Muitos sintomas físicos têm origem em situações de sofrimento psíquico de origens diversas (na relação com instituições, com a família e consigo mesmo, dentre outras). Na dimensão da saúde enquanto produção de uma comunidade de sujeitos responsáveis pelo cuidado de si e do outro, a questão essencial é a garantia do direito à palavra. Não há responsabilização possível sem que seja garantida a escuta daquele a quem se quer responsabilizar.
(Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_psicossocial_cria ncas_adolescentes_sus.pdf. Adaptado.)

Posto isso, uma política de saúde mental infanto-juvenil deve considerar algumas diretrizes. Referente a tais diretrizes, é INCORRETO afirmar que: 

  • A Na avaliação das demandas e construção compartilhada das necessidades de saúde mental, que chegam aos serviços de saúde mental, devem ser discutidas e elaboradas em conjunto pelas equipes, pelos familiares e pelos usuários.
  • B A criança e o adolescente são sujeitos de direito e, como tal, são responsáveis por sua demanda e seu sintoma. É possível pensar tratamentos e abordagens terapêuticas de forma homogênea e prescritiva, pois os casos são similares durante os eventuais atendimentos.
  • C O trabalho no território trata-se de um conceito que extrapola os sentidos meramente geográficos ou regionais, mas tem relação com as redes de relações e afetos e com as redes sociais daquele que é cuidado, que inclui a família, os vizinhos, a escola, a praça, o clube, os lugares de lazer etc.
  • D A construção permanente da rede e da intersetorialidade significa que, a partir da noção de clínica ampliada e da complexidade das intervenções em saúde mental, álcool e outras drogas, é fundamental a construção cotidiana de uma rede de profissionais, ações e serviços para a garantia do acesso de crianças, adolescentes e jovens aos cuidados nesta área.
  • E O acolhimento universal significa que as portas dos serviços devem estar abertas a todos aqueles que chegam com alguma necessidade de saúde e de saúde mental. Entretanto, não significa que os serviços de saúde e de saúde mental tenham que atender e acompanhar todos os casos que até ali chegam, mas devem fazer uma abordagem para identificar as necessidades de cada situação.
Apesar da conceituação geral da aprendizagem, verifica-se que não é um conceito simples e unânime. Há diferentes concepções de conhecimento que têm abordado a aprendizagem de forma variada, centrando no aspecto externo, no aspecto interno ou na interação sujeito e meio. Considerando quatro dessas concepções, amplamente discutidas no cenário da Psicologia da Educação: a empirista, a inatista, a construtivista e a histórico-cultural, analise as afirmativas a seguir.

I. “A visão ______________ de conhecimento considera que as condições do indivíduo para aprender são predeterminadas. Do ponto de vista pedagógico, significa dizer que o aluno já traz uma espécie de herança geneticamente determinada que o predispõe a aprender. As intervenções externas são consideradas, porém possuem caráter secundário na aquisição do conhecimento.”
II. “A concepção ______________ considera o conhecimento humano construído graças à interação sujeito e meio (físico e social) externo. O desenvolvimento intelectual-afetivo passa por etapas de organização. Nesta concepção epistemológica, o aluno é ativo em seu processo de construção de conhecimento, devendo ser respeitado em seu desenvolvimento ‘espontâneo’.”
III. “A denominação ______________ refere-se ao movimento filosófico, surgido na Inglaterra no século XVII, que defendia a tese de que o conhecimento humano tem origem a partir da experiência. Acreditava-se que a sensação é a primeira fonte de todas as ideias. Esta visão filosófica influenciou a ciência moderna, a psicologia comportamental norte-americana, no início do século XX, assim como o contexto educacional.”
IV. “A concepção de conhecimento com base na psicologia ______________ enfatiza o papel da cultura na formação da consciência humana e da atividade do sujeito. Acredita-se que a criança, em seu percurso de desenvolvimento, domina gradativamente os conteúdos de sua experiência cultural, os hábitos, os signos linguísticos e também as formas de raciocínio utilizadas nas variadas situações. Este processo de apropriação de conhecimento é construído socialmente, ou seja, depende das oportunidades que lhe são dadas em um dado contexto cultural e da atividade intencional do aprendiz.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores. 
  • A I. empirista II. histórico-cultural III. inatista IV. construtivista
  • B I. histórico-cultural II. inatista III. construtivista IV. empirista
  • C I. construtivista II. empirista III. histórico-cultural IV. inatista
  • D I. inatista II. construtivista III. empirista IV. histórico-cultural
  • E I. histórico-cultural II. inatista III. empirista IV. construtivista

Andragogia é a ciência de orientar adultos no processo de aprendizagem. O termo é proveniente do grego: andros = adulto + agogus = guiar, conduzir, educar. A teoria foi popularizada nos anos 70 por Malcolm Knowles, educador americano. Trata-se da arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência. O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas.
(Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalhodocente/andragogia.htm. Adaptado.)

É preciso definir os objetivos e propósitos da aprendizagem e resultados esperados para a aplicação da Andragogia nas organizações, pois, além de conhecer os métodos e princípios da aprendizagem de adultos, precisamos considerar alguns aspectos nos programas de desenvolvimento de pessoas. Considerando os princípios e métodos da Andragogia, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Desperta no adulto a consciência e a necessidade de se instruir e a noção clara de sua participação na sociedade.
  • B Propõe o conteúdo de instrução que deve ser justificado como uma contribuição para melhorar as condições de vida do homem.
  • C Cria com educando um método, com base na realidade em que vive. O professor-instrutor deve atuar como incentivador da busca autônoma dos conhecimentos.
  • D Parte dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam com a expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.
  • E O professor-instrutor é aquele que se responsabiliza pela aprendizagem do educando; portanto, cabe a ele estabelecer e delimitar o percurso educacional do educando.

Uma das fases do desenvolvimento psicossexual de Freud caracteriza-se pelo início das relações simbólicas, trazendo o controle como um exercício possível para a criança, que, até então, tinha um lugar passivo nas relações objetais. Essa fase denomina-se

  • A anal.
  • B fálica.
  • C oral.
  • D genital
  • E período de latência.