Questões de Psicologia e Cultura (Psicologia)

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Nas últimas décadas, contribuições teóricas da Psicologia no campo das relações raciais têm se intensificado no Brasil, na defesa dos direitos de cidadania a uma enorme parcela da população submetidas a inúmeras situações de dominação e opressão. Nesse contexto de discussão, correlacione os termos com suas respectivas definições.


1. Raça.

2. Etnia.

3. Racismo institucional.

4. Racismo interpessoal.


( ) construção simbólico-cultural de elementos que ligam os sujeitos em um mesmo grupo.

( ) processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação.

( ) materialidade do corpo expressa pelo fenótipo.

( ) gestão coletiva que inflige condições desfavoráveis de vida à população negra e indígena, ao mesmo tempo que atua como alavanca social para os(as) brancos(as).


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • A 2, 4, 1 e 3.
  • B 1, 4, 2 e 3.
  • C 2, 3, 1 e 4.
  • D 1, 3, 2 e 4.
  • E 4, 3, 1 e 2.

Levando em consideração o social como valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural.
Assinale a alternativa que se refere ao contexto acima:

  • A Biotipo.
  • B Conhecimento.
  • C Comunidade cultural.
  • D Personalidade.

Levando em consideração o social como valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural.
Assinale a alternativa que se refere ao contexto acima:

  • A Biotipo.
  • B Conhecimento.
  • C Comunidade cultural.
  • D Personalidade.
Analise as afirmações abaixo referente identidade, etnia e raça:
( ) Identidade é um conceito que não comporta uma definição única, sua construção também diz respeito à interpretação da realidade, uma vez que é um processo de representação simbólica, uma tentativa de compreensão de posições no mundo.
( ) Em linhas gerais, o conceito de identidade pode ser definido como um conjunto de aspectos individuais que caracterizam uma pessoa e também em um aspecto plural, constituída a partir das relações sociais permanentemente mutáveis.
( ) A identidade cultural é um organismo de relações sociais e patrimônios simbólicos compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores, tradições, hábitos e outros aspectos entre os membros de uma sociedade.
( ) O conceito de raça é alvo de grande discussão fora e dentro das comunidades científica devido à sua aplicação continuada para categorizar grupos populacionais na espécie humana.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:
  • A V-F-F-V.
  • B F-V-F-V.
  • C F-F-V-V.
  • D V-V-V-V.

De acordo com a perspectiva histórico-cultural, o meio em que a pessoa está inserida tem enorme influência na sua constituição subjetiva, de modo que, por meio da linguagem, os diversos aspectos de sua cultura são a ela comunicados. No que diz respeito ao modo como a pessoa se apropria desses elementos da cultura, pode-se dizer que ela:

  • A É passiva, portanto, absorve os valores de seu contexto histórico-cultural e se forma conforme a classe em que está inserida.
  • B É ativa, mas os novos sentidos que o sujeito pode vir a atribuir dependem de seu desenvolvimento cognitivo e de sua inteligência, que, por sua vez, são fatores hereditários.
  • C Não é passiva, tampouco ativa, uma vez que a constituição subjetiva, por ocorrer de forma espontânea, não é passível de interferências por parte da própria pessoa.
  • D É passiva, pois os valores de sua cultura são imperativos, cabendo a ela apenas reconhecer seus efeitos e, futuramente, autoconhecer-se e, caso deseje, trabalhar para mudar a cultura.
  • E É ativa, portanto, reage aos significados instituídos atribuindo sentidos que são próprios de sua singularidade.