Questões de Psicologia Organizacional (Psicologia)

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“No contexto contemporâneo, quando se fala de profissionais de primeira resposta, estamos nos referindo a policiais, bombeiros e profissionais de resgate e de atendimento a urgências médicas. São eles os primeiros representantes da administração pública a chegar nos locais de emergência.” (FARIA; PRADO. In: SANT’ANNA FILHO; LOPES, 2017)
Considerando a atuação dos profissionais de primeira resposta assinale a alternativa INCORRETA:

  • A Pela natureza do trabalho, os profissionais de primeira resposta estão expostos continuamente a situações potencialmente traumáticas que os afetam e os colocam em situações de risco psicológico. São situações súbitas e inesperadas, causando a sensação de perda de controle, o questionamento de valores e de conceitos básicos sobre o “mundo em que vivem”, as pessoas e trabalho.
  • B Para os profissionais de primeira resposta, as consequências traumáticas são inevitáveis. Estes profissionais são treinados e preparados para desenvolverem a capacidade de resiliência, mas a exposição a estressores recorrentes acabam por minar as defesas naturais e, a longo prazo, todos precisam de algum tipo de acompanhamento clínico.
  • C Um recurso proveitoso no atendimento aos membros destas equipes é a manutenção de um espaço social, de um grupo de discussão, em que possam, em situação de segurança institucional, trocar depoimentos sobre sua prática. Esse compartilhamento pode aliviar a ansiedade gerada pelo confronto com situações extremas.
  • D Os profissionais de primeira resposta que permanecem na “guarnição” esperando algum chamado têm sua dosagem de adrenalina em níveis mais elevados, pois sabem que, a qualquer momento, o alarme pode soar, e, quando isso acontece, saem sem saber o que vão encontrar.

De acordo com Zanelli; Borges-Andrade e Bastos (2014), sobre o campo profissional do psicólogo em organizações e no trabalho, e sua atuação é CORRETO afirmar:

  • A O trabalho do psicólogo organizacional e do trabalho permanece ocorrendo apenas em organizações industriais, como nos marcos iniciais do campo.
  • B Entre as competências esperadas no psicólogo organizacional e do trabalho podemos citar a capacidade de sensibilizar os membros de sua equipe da importância de suas propostas.
  • C Em relação às tendências do campo, podemos dizer que o foco do psicólogo tem se voltado mais para os fenômenos individuais e para o uso de técnicas psicanalíticas.
  • D Não há na atuação do psicólogo organizacional e do trabalho nenhuma prática que seja privativa à categoria profissional do psicólogo.
Um dos temas importantes para a prevenção da saúde dos trabalhadores nas organizações é a motivação. Sobre motivação no ambiente de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A necessidade de afiliação não é uma modalidade de motivação humana básica.
( ) Quando as necessidades de relacionamento, autonomia e competência são atendidas, o resultado é um profundo sentimento de bem-estar.
( ) A motivação para realização é um desejo de realização significativa; de dominar habilidades ou ideias; de controlar; e, de alcançar um alto padrão.
( ) Uma maneira bem-sucedida de se manter motivado são o uso de estratégias focadas no problema quando se tem a sensação de controle sobre a situação e, portanto, podemos alterá-la.
A sequência está correta em
  • A V, F, F, F.
  • B F, V, V, V.
  • C V, F, V, F.
  • D F, V, F, V.
A competência interpessoal tem sido compreendida como inerente ao processo de transformação que vem ocorrendo no mundo do trabalho. A respeito da competência interpessoal, assinale a afirmativa correta.
  • A A habilidade de lidar eficazmente e de forma adequada com relações interpessoais e com as exigências de uma situação descreve competência interpessoal.
  • B A competência interpessoal decorre das exigências e demandas de trabalho para o estabelecimento de interações hierárquicas satisfatórias para otimizar as tarefas e os resultados.
  • C A habilidade de lidar com demandas e exigências do contexto de trabalho visando extinguir autopercepção de cada integrante da organização para favorecer a percepção coletiva.
  • D A competência interpessoal é a interpretação de conteúdo cognitivo e da relação afetiva em qualquer situação interpessoal no trabalho visando resultados, sobretudo solução de conflitos.
Os modernos sistemas de gestão de recursos humanos têm sido cada vez mais adotados, consolidando uma nova era em recursos humanos. As vantagens do uso dos modernos sistemas se devem a:
  • A Redução de custos no processo seletivo; aumento do turnover; e, diminuição da eficiência.
  • B Padronização dos processos operacionais, embora ainda seja alta a incidência de falhas humanas.
  • C Aquisição de competências digitais e menor comprometimento com gerenciamentos por parte dos funcionários.
  • D Otimização de processos com economia de tempo para atendimento; melhora no desempenho de funcionários; e, fornecimento de bons insights aos gestores.
  • E Boa performance do funcionário em comprometimento menor com gerenciamentos; turnover; e, otimização de processos por meio de instrumentação dos gestores.