Questões de Publicidade e propaganda (Jornalismo)

Limpar Busca

No dia a dia do trabalho de assessoria de imprensa, o relacionamento com os meios de comunicação faz parte da rotina. Algumas atividades e publicações conectam a assessoria aos veículos. Sobre esse trabalho, relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, de acordo com o conceito e sua respectiva explicação.


Coluna 1

1. Convocação.

2. Follow up.

3. Acompanhamento de entrevistas.

4. Informe publicitário.

5. Nota oficial.


Coluna 2

( ) Pode-se enviar aos veículos ou publicar como matéria paga, é um texto distribuído em situações críticas, que requerem um posicionamento firme e definido do assessorado.

( ) É uma espécie de convite à imprensa, informando que será organizado algum evento ou coletiva, podendo ser acompanhado de release ou press kit.

( ) Material pago, em formato de matéria jornalística. Cada veículo tem as suas regras para este tipo de publicação.

( ) Trata-se do acompanhamento pelo assessor de uma pauta na redação, ou ainda pode ser a checagem, por parte da assessoria de imprensa, se o release chegou ao jornalista.

( ) O assessor não deve interferir, mas tem que estar próximo, dar apoio, pode auxiliar a resolver algum problema ou até salvar o assessorado de uma eventual armadilha.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 5 – 1 – 4 – 2 – 3.
  • B 4 – 1 – 5 – 3 – 2.
  • C 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • D 2 – 3 – 1 – 5 – 4.
  • E 4 – 2 – 5 – 3 – 1.

"Há que se relacionar com a imprensa, mas há também que atender ao departamento comercial dos veículos de massa" Maurício Lara, In: As sete portas da Comunicação Pública. Belo Horizonte: Gutemberg, 2003.
Assinale a opção que tenha as afirmativas corretas de funções de uma assessoria de comunicação e imprensa:


I-Investir recursos de publicidade, decidindo onde, quando e de que forma.
II-Comunicar-se com o público interno e com a comunidade em torno.
III-Perceber demandas e pressões internas e externas sobre a atuação da assessoria.
IV-Estabelecer preços, praças e produtos, administrando todo o mix de marketing.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV.
  • B III e IV.
  • C I, II e III.
  • D II e IV.
  • E I e II.

Considerando os componentes estratégicos da comunicação organizacional integrada, assinale a alternativa correta.

  • A O tratamento processual da comunicação implica o acompanhamento da comunicação ampla e integrada das subáreas da comunicação: relações públicas, jornalismo e publicidade e propaganda.
  • B A gestão de relacionamentos prioriza a função estratégica da comunicação e reconhece seu valor no processo de gestão organizacional.
  • C Na comunicação organizacional, o processo monitorado enfatiza oportunidades de interação e diálogo da organização com os atores sociais ou públicos.
  • D O agenda setting requer intencionalidade e sistematização da comunicação, com base em metodologia do planejamento estratégico.
  • E O processo monitorado é a última etapa da comunicação integrada.

A propaganda institucional ou corporativa tem vários objetivos diretos, a exceção de um. Assinale-o

  • A Promover a imagem positiva de uma empresa ou instituição.
  • B Construir ou reforçar aspectos que valorizem uma determinada marca ou serviço.
  • C Fornecer informações que contribuam para o reposicionamento da imagem empresarial.
  • D Persuadir o publico para uma atitude favorável em relação a determinada empresa ou produto.
  • E Evitar custos com anúncios e operacionalizar a venda direta de produtos promocionais pela internet.

Observe a página a seguir, publicada no Jornal O Globo, em fevereiro de 2021.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O texto, destacado em vermelho, foi publicado também em outros veículos. Trata-se de

  • A uma reportagem, elaborada pela equipe do periódico.
  • B um artigo de opinião de colunista contratado pelo jornal.
  • C um release publicado gratuitamente como notícia.
  • D um texto veiculado mediante pagamento pelo espaço publicitário.
  • E um comentário que reflete a opinião do veículo sobre o tratamento precoce.