Questões de Público (Relações Públicas)

Limpar Busca

Sobre os três modelos de comunicação, atividades-meio de relações públicas, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Dirigida às pessoas como indivíduos anônimos. Constrói-se sobre códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população.
2 Dirigida a pessoas com determinado papel, trabalho ou ocupação na sociedade. Constrói-se sobre códigos próprios de uma profissão ou ocupação.
3 Destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença. Não se constrói sobre códigos-padrão, mas sobre características de cada receptor.

( ) Comunicação Dirigida
( ) Comunicação de Massa
( ) Comunicação Segmentada



A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 3-2-1.
  • B 2-3-1.
  • C 3-1-2.
  • D 2-1-3.

Sobre eventos de comunicação, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
(1) Reunião que se caracteriza pela troca de informações e debate de ideias, não havendo restrição quanto aos participantes.
(2) Consiste numa reunião fechada que visa esclarecer determinado tema ou uma decisão. É muito utilizado por diversas categorias profissionais. 
(3) Encontro regional periódico de profissionais para discussão de assuntos de interesse do grupo. Costuma ser promovido por entidades de classe e dura vários dias.
(4) Reunião derivada da mesa redonda cujo objetivo é reproduzir informações de um pequeno grupo em proveito do grande grupo assistente. 
(5) Caracteriza-se pela abordagem de um tema, geralmente de caráter técnico e científico, por uma autoridade no assunto, para uma plateia de número variável de pessoas.

( ) Painel
( ) Jornada
( ) Conferência
( ) Fórum
( ) Colóquio

A ordem numérica CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A 2-3-4-1-5.
  • B 3-2-1-5-4.
  • C 5-2-1-4-3.
  • D 4-3-5-1-2.

Sobre métodos de pesquisa em relações públicas, segundo Valéria de Siqueira Castro Lopes e Vânia Penafieri, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 Visa a um estudo focado nos processos de comunicação interna e administrativa de uma organização.
2 Busca identificar a posição de um público a respeito de uma questão de interesse da organização.
3 Realizada com um público de interesse para verificar a percepção que possui da organização.
( ) Pesquisa de opinião ( ) Pesquisa de imagem ( ) Auditoria de comunicação
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A 1-2-3
  • B 1-3-2
  • C 2-1-3
  • D 2-3-1
  • E 3-1-2

São etapas do planejamento de relações na comunicação organizacional.
(1) Determinação de objetivos e metas (2) Levantamento de informações (3) Identificação dos públicos envolvidos (4) Análise dos dados e construção de um diagnóstico (5) Fixação de técnicas de controle (6) Estabelecimento de ações necessárias (7) Definição de recursos a serem alocados (8) Adoção de estratégias (9) Previsão de formas alternativas de ação
O ordenamento CORRETO das etapas de planejamento de relações públicas é:

  • A 1-4-6-8-3-9-2-7-5
  • B 3-7-5-1-6-2-4-9-8
  • C 4-1-3-2-9-7-8-5-6
  • D 7-5-3-2-4-1-9-8-6
  • E 7-5-9-1-3-6-2-8-4

O profissional de relações públicas deve conhecer os diferentes públicos de interesse da organização e, a partir disso,

  • A formular o planejamento estratégico da organização.
  • B gerenciar os recursos humanos e os planos de cargos e salários.
  • C comandar a formulação da missão organizacional voltada a cada stakeholder.
  • D construir uma imagem institucional que encubra pontos negativos da identidade organizacional.
  • E estabelecer o relacionamento da organização com tais públicos, dando-lhes tratamento apropriado e utilizando as mídias adequadas a eles.