Questões de Público Alvo (Publicidade e Propaganda)

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Assinale a alternativa que apresenta o nome da estratégia de gestão da marca que visa torná-la mais reconhecida pelo seu público e presente no mercado.

  • A branding
  • B crossmedia
  • C storytelling
  • D marketing de varejo
  • E marketing

Assinale a alternativa que apresenta um termo que designa público-alvo.

  • A deadline
  • B jingle
  • C target
  • D layout
  • E press-release  
Para Natura, marca é uma cultura que forma a dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/produto e os stakeholders, que cria valor para todas as partes interessadas. Assim, entendemos que nossa marca representa o pensamento dessa comunidade, da qual somos parte.

Em 2008, contratamos uma empresa para realizar uma pesquisa sobre a imagem da marca Natura. A pesquisa foi realizada com 1200 pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B,C e D, em três diferentes cidades brasileiras, com o intuito de definir os atributos dados pelos consumidores à marca Natura, comparativamente a determinados concorrentes. Selecionamos 11 atributos de marca que acreditamos serem importantes para nossos negócios e a empresa que contratamos realizou a pesquisa com base nestes atributos. Ficamos em primeiro lugar em todos os atributos.

O resultado desta pesquisa demonstra a posição de liderança de imagem da marca Natura no mercado brasileiro, que acreditamos decorre, em grande parte, de nossa capacidade em praticar nossas crenças e valores. "

Fonte: natura.infoinvest.com.br/modulos/

O posicionamento da Natura é um dos mais claros do mercado atual. A valorização da natureza, a preocupação em não afetar o meio ambiente e em não realizar testes em animais fazem da empresa uma das mais valorizadas pelo consumidor.

Analisando a Natura podemos afirmar que:

I - A imagem real e a imagem desejada são as mesmas.

PORQUE

II - A empresa cumpre no dia a dia com o que é mostrado em suas campanhas.


É (são) verdadeira (s) a(s) afirmativa (s):
  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C I e II, e a II justifica a I.
  • D I e II, e a II não justifica a I.
  • E Ambas são falsas.
Uma agência de publicidade digital foi contratada para fazer a plataforma web de um novo filme de terror da Warner Brothers. Os designers envolvidos, após árduo trabalho, fazem um layout sofisticado e a Warner fica entusiasmada com as possibilidades. O Website tem uma atmosfera dark, todo construído com cores escuras, mas a Warner teme por um fracasso e quer fazer um teste qualitativo em praças chave para seu negócio. O teste ocorre em Paris, Tókio, São Paulo, Cidade do Cabo e New York. Apesar da aceitação excelente, o website foi reprovado, como um website de um filme de terror, na praça Tókio. Preocupados com o resultado, os designers investigaram a pesquisa e descobriram que a cor da morte no Japão é o branco não o preto. No Japão, o que dá medo são as imagens geladas do inverno branco japonês, ao contrário do escuro das trevas, como de costume no mundo ocidental. Esse aspecto cultural se ignorado poderia colocar o projeto em risco.

Portanto, pode-se dizer que esse problema é um problema de:
  • A Desenvolvimento de tecnologia do website.
  • B Entendimento sobre os valores do público alvo.
  • C Falta de abertura cultural, bairrismo dos japoneses.
  • D Medo dos japoneses em aceitar o novo.
  • E Falta de criatividade dos designers.
A tecnologia digital e da internet (com as redes sociais, as plataformas de vídeo, os provedores de filme via streaming) garantiu condições para que as narrativas publicitárias se utilizassem de recursos visuais e sonoros semelhantes ao cinema com baixo custo. A consequência disso foi que as marcas passaram a criar materiais publicitários buscando não apenas criar conteúdo sobre elas, mas também passaram a interagir de modo mais próximo de seus consumidores (ou potenciais consumidores).

É correto APENAS o que se afirma em:
  • A A narrativa publicitária não precisa acompanhar as mudanças no ambiente digital, pois o objetivo é vender produtos nas prateleiras dos mercados e ofertar serviços exclusivamente presenciais.
  • B Ao interagir, as marcas assumem características humanas e passam a ser percebidas pelo público como pessoas, assim vão garantindo seu espaço no mercado, vão se fortalecendo, porque essa aproximação faz com que haja uma fidelização e, em momentos de crise, é possível contornar a situação de modo mais eficiente e rápido
  • C Com a tecnologia da internet, a narrativa publicitária distancia-se cada vez mais da narrativa cinematográfica para ganhar sua própria identidade.
  • D A publicidade na web limita-se apenas ao uso de pop-ups, banners digitais e serviços de envio de e-mails com ofertas de produtos e serviços.
  • E Consumidores participativos centrais no planos de negócio, como estratégias para a construção de projetos empresariais é o que a publicidade visa combater a fim de retornar aos tradicionais modelos de consumo que antecedem o advento da internet.