Questões de Qualidade (Engenharia de Produção)

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A aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) envolve a construção de uma série de matrizes, sendo a mais utilizada denominada Casa da Qualidade.
Com relação ao QFD, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas da vontade dos clientes convertidas qualitativamente em necessidades reais. II. A matriz de correlações é o teto da matriz da qualidade e tem por objetivo cruzar as características de qualidade entre si, permitindo identificar como elas se relacionam. III. Na avaliação competitiva do cliente, o objetivo é identificar o desempenho percebido do produto final da empresa, após a inserção dos requisitos dos clientes, na visão do cliente, em comparação com os principais concorrentes.
Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C I e III.
  • D I.
  • E II.

Sobre o processo decisório para a implantação de um empreendimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Formular uma ideia corresponde à identificação de uma estratégia operacional. ( ) As análises que permitem que o decisor confirme a qualidade da ideia fazem parte da validação da ideia.
( ) Capacidade técnica é um dos fatores que deve ser levado em conta nos meios para implementar uma ideia.
( ) É possível fazer uma hierarquização com os indicadores financeiros para se escolher entre as diversas oportunidades disponíveis.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – V – F.
  • E F – F – F – F.

Um Engenheiro de Produção realizou estudos de análise da falha de um equipamento e identificou que o tempo médio entre falhas (TMEF) foi de 258 horas e o tempo médio de reparo (TMDR) foi de 22 horas. Assinale a alternativa que apresenta o valor correto para a disponibilidade desse equipamento.

  • A 78,4%.
  • B 82,4%.
  • C 86,6%.
  • D 92,1%.
  • E 97,3%.

Analise as seguintes assertivas sobre a Gestão da Qualidade e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os custos da qualidade podem ser classificados em quatro categorias principais: custos de avaliação, custos de falhas internas, custos de falhas externas e custos de prevenção.
( ) Os custos relacionados ao retrabalho são um típico exemplo de custo de falha de prevenção.
( ) A Gestão da Qualidade Total ou TQM (Total Quality Management) pode ser compreendida como uma abordagem integrada que contempla a cadeia de valor e a empresa focal.
( ) O objetivo fundamental da análise de Pareto é mapear as prováveis causas-raízes de um determinado problema relacionado à qualidade.
( ) O desdobramento da função qualidade ou Quality Function Deployment (QFD) pode ser usado para assegurar que uma inovação de produto ou serviço atenda às necessidades do mercado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F – V
  • B F – V – V – V – F.
  • C F – V – F – V – F.
  • D V – F – V – V – V.
  • E V – F – F – F – V.

Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta da Gestão da Qualidade que pode ser definida como um gráfico de frequência que representa como uma amostra ou população de dados analisados estão distribuídas.

  • A Gráfico de Pareto.
  • B Fluxograma.
  • C Histograma.
  • D Matriz SWOT.
  • E Diagrama de Ishikawa.