Questões de Qualidade na Administração Pública (Administração Pública)

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Para Chiavenato (2021), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um constructo intangível, complexo e multidisciplinar que envolve uma constelação de fatores, entre outros:
I. Possibilidade de futuro na organização e o reconhecimento pelos resultados alcançados. II. Relacionamento humano dentro da equipe e da organização. III. Liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões. IV. Possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Quanto à evolução da administração, julgue o item.


A qualidade da administração pública pode ser aferida por meio de avaliações qualitativas sobre o grau de satisfação do usuário em relação ao serviço utilizado, conjugando-se com aferições sobre a adequação do processo envolvido.

  • Certo
  • Errado
Já muito disseminada na iniciativa privada, a ideia de qualidade tem sido incorporada à esfera pública nas últimas décadas. Há vertentes que consideram o cidadão como “cliente”, enquanto receptor de serviços públicos. Segundo esta abordagem, qualidade no setor público pode ser entendida como:
  • A atender às demandas que a sociedade apresenta aos governos por ela eleitos, pensando na maioria e não em todos
  • B a extensão das relações contratuais no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, o setor privado e terceiro setor
  • C a intervenção estatal na administração privada, buscando a racionalização dos processos
  • D a garantia de eficiência e eficácia na produção, uma vez que se procura o aumento de custos e a complexidade contínua dos processos
  • E a satisfação das necessidades e expectativas dos cidadãos, supondo ainda a redução dos custos e a melhora permanente dos processos de acordo com as exigências da sociedade

Ao utilizar o Ciclo PDCA em um órgão público, visando à melhoria contínua dos processos, o gestor responsável deve ter em mente que a definição do método para o atingimento dos objetivos propostos será realizada na etapa de

  • A planejamento.
  • B execução.
  • C controle.
  • D comunicação.
  • E ação.

A gestão pública utiliza as ferramentas de autoavaliação, a carta de serviço, a pesquisa de satisfação, o guia de gestão de processos e o guia “d” simplificação. A pesquisa de satisfação é

  • A um modelo de gestão de processos, voltado ao alcance de resultados.
  • B uma metodologia de pesquisa de opinião padronizada, que investiga o nível de satisfação dos usuários de um serviço público.
  • C uma metodologia utilizada para tornar a organização mais acessível e transparente para o cidadão.
  • D o instrumento que visa à simplificação de processos, atividades e normas.
  • E a verificação do grau de aderência dos processos gerenciais de um ente público em relação ao modelo/critério de excelência em gestão pública.