Questões de Qualidade no setor público (Administração Pública)

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Sobre a gestão pública estratégica, no que tange à eficiência, eficácia e excelência nos serviços públicos, assinale a afirmativa correta. 
  • A A atuação do Estado na prestação de serviços públicos demanda atender ao princípio da eficiência, sendo a eficácia mais atinente à atuação das organizações de mercado.
  • B A prestação dos serviços públicos pode ocorrer de forma descentralizada, visando ampliar os meios de acesso da população às comodidades e utilidades geridas pelo Estado.
  • C A prestação de serviços públicos, por meio de parcerias entre a sociedade e o poder público, permite a descentralização de atividades importantes como a segurança pública.
  • D Com a alteração do texto constitucional brasileiro, passando a constar como princípio fundamental a eficácia e não a eficiência, os serviços públicos tendem a ser mais efetivos.
Quanto aos serviços de atendimento ao cidadão, são diretrizes que devem ser observadas na Administração Pública:
  • A Utilização de linguagem simples e compreensível com o uso de siglas, jargões e estrangeirismos já incorporados ao contexto da Administração Pública.
  • B Observância dos códigos de ética ou de conduta aplicável às várias categorias de agentes públicos, primando pelo atendimento com urbanidade, desídia e acessibilidade.
  • C Aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações.
  • D Autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconhecimento de firma, mesmo em caso de dúvida de autenticidade.

Para Chiavenato (2021), a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um constructo intangível, complexo e multidisciplinar que envolve uma constelação de fatores, entre outros:
I. Possibilidade de futuro na organização e o reconhecimento pelos resultados alcançados. II. Relacionamento humano dentro da equipe e da organização. III. Liberdade de atuar e responsabilidade de tomar decisões. IV. Possibilidades de estar engajado e de participar ativamente.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Excelência é um conceito correlato à qualidade e que traz para a esfera pública as mesmas condições que ocorrem na iniciativa privada, atentando-se para a participação do cidadão em meio ao processo de gestão pública e controle social. (MOREIRA, 2016)
Considerando as informações, é correto afirmar que excelência:

  • A Corresponde ao direcionamento das ações públicas para atender e regular as demandas e as necessidades dos gestores.
  • B É a capacidade de atingir o nível de desempenho possível para atender à conformidade, ou seja, aos requisitos estabelecidos.
  • C Está associada à gestão da qualidade, pela qual admite- -se o mínimo que a organização pode fazer para atender razoavelmente o cliente.
  • D É a medida de desempenho sem relação com a qualidade dos serviços e que se refere ao nível mínimo de desempenho que se pode alcançar.
  • E Refere-se ao estabelecimento do nível máximo de qualidade como meta, dentro dos limites da capacidade organizacional, para a melhoria na prestação de serviços.

Quanto à evolução da administração, julgue o item.


A qualidade da administração pública pode ser aferida por meio de avaliações qualitativas sobre o grau de satisfação do usuário em relação ao serviço utilizado, conjugando-se com aferições sobre a adequação do processo envolvido.

  • Certo
  • Errado