Questões de Reconstrução Democrática: Governos Lula e Dilma – (PT no poder) (História)

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A respeito do população indígena existente na Bahia, identifica-se hoje

  • A uma homogeneidade das tribos, pois compartilham a mesma língua e a mesma tradição cultural, após o desaparecimento de algumas sociedades originárias desse território, como os malalis.
  • B um grande número de Tupinambás e Pataxós, povos que são originários da Amazônia e se estabeleceram na Bahia após terem sido pressionados, pela colonização, a migrarem em direção ao litoral.
  • C uma série de tensões, que ainda se fazem presentes, envolvendo a questão da demarcação das terras indígenas, a exemplo dos conflitos que ocorreram no processo de criação do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, em área tradicionalmente ocupada pelos Pataxós.
  • D uma forte presença de comunidades indígenas no sul do estado, onde foram criados diversos equipamentos culturais para promover a história indígena sob o olhar desses povos, como se vê no Memorial da Epopeia do Descobrimento, administrado pela Funai.
  • E a predominância demográfica e populacional dos Botocudos, índios assim chamados pejorativamente pelos brancos, no período colonial, em função dos adornos que utilizavam.

O Ministério da Defesa conta com escolas de altos estudos militares que passaram a oferecer cursos de pós-graduação também para civis, nas últimas décadas.
Sobre as instituições militares de altos estudos, leia os trechos a seguir.


I. “O seu crescimento é mais recente, porém, vertiginoso. Em 2011, foi autorizado a funcionar o curso de mestrado profissional, na Universidade da Força Aérea (UNIFA); em 2012, o curso de mestrado (acadêmico) em Ciências Militares, na Escola de Comando de Estado-Maior (ECEME) do Exército; em 2013, o curso de mestrado profissional, na Escola de Guerra Naval (EGN). A Escola Superior de Guerra (ESG) proporá também à Capes o credenciamento de um curso de mestrado”.
Adaptado de FIGUEIREDO, E. L. “Estudos Estratégicos como área do conhecimento científico”. In: Revista Brasileira de Estudos da Defesa, v. 2, n. 2, 2015.
II. “O Programa da EGN é pioneiro no Brasil. Trata-se de uma proposta com forte potencial de impacto nacional e internacional. A proposta do Programa, fortemente ancorada na inserção da sociedade civil nos assuntos marítimos e seus desdobramentos estratégicos tem se refletido na relevante procura de candidatos ao processo seletivo”.
Ficha de avaliação de Programas/Ciência Política e Relações Internacionais. CAPES, 2017.

Sobre estas instituições, sua inserção na estrutura do Ministério da Defesa e suas interações com a sociedade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A criação destas instituições militares ocorreu após o processo de redemocratização.
( ) O processo de avaliação destes cursos de pós-graduação ocorre no Ministério da Educação.
( ) UNIFA, ECEME, EGN e ESG são as únicas instituições de ensino superior militar abertas a civis.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.

O Brasil viveu um período conturbado sob o Regime Militar, e teve como primeiro presidente eleito pelo voto popular pós ditadura o senhor:

  • A Itamar Franco.
  • B Luiz Inácio Lula da Silva.
  • C José Sarney.
  • D Fernando Henrique Cardoso.
  • E Fernando Collor de Mello.

“A eleição do presidente Lula não é ascensão de um indivíduo isolado, é a ascensão da geração revolucionária da década de 1960. Uma vez no poder, mutações nos antigos projetos políticos são registradas.” (Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve História do Brasil. SP. Planeta 2010. P. 293).
Analise as proposições a seguir:
I- Em 1º de janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil. Em um país que, durante mais de dez anos – incluindo o período de governo de Fernando Collor e o de Fernando Henrique Cardozo -, foi dominado por políticas sociais e econômicas definidas como neoliberais, tratava-se de uma mudança surpreendente. II- Na verdade, o mundo havia mudado e com ele as perspectivas políticas dos partidos de esquerda. Ao final dos anos 1980, nasce uma palavra: mundialização ou globalização. Ela se impões no início dos anos 1990 para designar muitas realidades embutidas. III- O PT historicamente defendeu ações universalistas, no entanto, uma vez administrando o aparelho do Estado, a ordem de prioridade foi invertida. Exemplo disto são as cotas para negros e índios nas universidades públicas, medida que procura remediar as deficiências e discriminações resultantes do ensino público – fundamental e médio – de má qualidade.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A III apenas.
  • B I apenas.
  • C II apenas.
  • D I, II e III.
  • E I e II apenas.

“A eleição do presidente Lula não é ascensão de um indivíduo isolado, é a ascensão da geração revolucionária da década de 1960. Uma vez no poder, mutações nos antigos projetos políticos são registradas.” (Mary Del Priore e Renato Venâncio. Uma breve História do Brasil. SP. Planeta 2010. P. 293). Analise as proposições a seguir:
I- Em 1º de janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil. Em um país que, durante mais de dez anos – incluindo o período de governo de Fernando Collor e o de Fernando Henrique Cardozo -, foi dominado por políticas sociais e econômicas definidas como neoliberais, tratava-se de uma mudança surpreendente. II- Na verdade, o mundo havia mudado e com ele as perspectivas políticas dos partidos de esquerda. Ao final dos anos 1980, nasce uma palavra: mundialização ou globalização. Ela se impões no início dos anos 1990 para designar muitas realidades embutidas. III- O PT historicamente defendeu ações universalistas, no entanto, uma vez administrando o aparelho do Estado, a ordem de prioridade foi invertida. Exemplo disto são as cotas para negros e índios nas universidades públicas, medida que procura remediar as deficiências e discriminações resultantes do ensino público – fundamental e médio – de má qualidade.
É CORRETO o que se afirma em:

  • A III apenas.
  • B I apenas.
  • C II apenas.
  • D I, II e III.
  • E I e II apenas.