Questões de Recursos Linguísticos (Comunicação Social)

Limpar Busca

Relativamente aos elementos estruturais do texto e a linguagem e argumentação, julgue o item a seguir.  


Textos informativos devem conter introdução, desenvolvimento e conclusão e devem ser escritos com linguagem clara, direta e objetiva. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item seguinte, acerca da retórica e da teoria da argumentação, bem como de temas emergentes da comunicação. 


A utilização da retórica a partir de argumentos lógicos e de formas intencionais no discurso auxilia na obtenção de aprovação da audiência e reconfirma as opiniões dos destinatários. 

  • Certo
  • Errado

Relativamente aos elementos estruturais do texto e a linguagem e argumentação, julgue o item a seguir. 


A coesão referencial ocorre quando algum elemento textual faz referência a outro.  

  • Certo
  • Errado
“Ao longo da história das teorias da linguagem e das teorias da comunicação, modelos diversos apresentaram os elementos básicos do processo de comunicação, ou seja, tudo aquilo que é necessário, para que a comunicação aconteça. Uma conversa é uma situação de comunicação, por exemplo, pois nela existem vários elementos que a caracterizam. Dentre os vários elementos da comunicação, existe um que referente a um conjunto de sinais que devem ser organizados de maneira em que o emissor e o receptor tenham conhecimento; pode ser visual, sonoro e/ou tátil.” As informações se referem a:
  • A Canal.
  • B Signos.
  • C Código.
  • D Mensagem.
  • E Informação.

O anúncio publicitário é um gênero textual que pertence ao domínio da linguagem publicitária, sendo frequentemente encontrado em jornais, revistas, Internet, televisão, rádio, placas nas ruas e estabelecimentos comerciais. Esses anúncios contêm alguns elementos com funções específicas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome da frase elaborada com a função de gerar no consumidor uma associação mental com uma marca.

  • A logotipo
  • B logo
  • C identidade visual
  • D título
  • E slogan