Questões de Redação Publicitária (Comunicação Social)

Limpar Busca
Segundo Syd Field, em seu livro Manual do Roteiro, “o roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática”. E para se contar essa história o roteiro é decomposto em três atos que são denominados como:
  • A Apresentação; barriga; e, epílogo.
  • B Início; apresentação; e, dissolução.
  • C Captação; disseminação; e, epílogo.
  • D Protagonismo; antagonismo; e, solução.
  • E Apresentação; confrontação; e, resolução.

Na perspectiva da Arte Retórica de Aristóteles, pode-se afirmar que o gênero do texto publicitário é______________ e o discurso, para ser coerente, deve conter as seguintes partes:

  • A Declarativo (declara agora que algo é falso ou verdadeiro); Exórdio (Introdução), Narração, Declaração e Peroração (Epílogo).
  • B Deliberativo (aconselha ou desaconselha uma ação futura); Exórdio (Introdução), Narração, Provas e Peroração (Epílogo).
  • C Demonstrativo (demonstra algum tipo de sentimento pretérito); Exórdio (Introdução), Demonstração, Aceitação e Peroração (Epílogo).
  • D Demonstrativo (louva ou censura o estado atual das coisas); Exórdio (Introdução), Caracterização, Peroração (Epílogo) e Provas.
  • E Judiciário (acusa ou defende fatos pretéritos); Exórdio (Introdução), Acusação, Defesa e Peroração (Epílogo).

Sobre o texto publicitário, é CORRETO afirmar:

  • A Existem vários estilos de textos publicitários.
  • B O diretor de arte é proibido de dar sugestões ao redator sobre um texto publicitário.
  • C O redator escreve o texto publicitário sem levar em conta as características do cliente.
  • D O redator se adapta ao universo do estilo publicitário, moldando a sua escritura às “leis” que o regem.
  • E O texto publicitário é feito de maneira solitária por um autor com sua marca própria.

O anúncio publicitário é um gênero textual que pertence ao domínio da linguagem publicitária, sendo frequentemente encontrado em jornais, revistas, Internet, televisão, rádio, placas nas ruas e estabelecimentos comerciais. Esses anúncios contêm alguns elementos com funções específicas. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta o nome da frase elaborada com a função de gerar no consumidor uma associação mental com uma marca.

  • A logotipo
  • B logo
  • C identidade visual
  • D título
  • E slogan

Discurso deliberativo é o gênero de discurso mais encontrado no texto publicitário, cujo objetivo é aconselhar o público-alvo a julgar favoravelmente um produto, um serviço ou uma marca. Esse discurso procura sempre resultar em uma ação futura de compra. Quanto a esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a etapa em que se mostram os fatos, dando-se importância a eles.

  • A exórdio
  • B provas
  • C peroração
  • D narração
  • E judiciário