Questões de Reengenharia (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

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Há muitos pontos convergentes entre gestão de processos e teorias motivacionais contemporâneas que configuram oportunidades de interação capazes de tornar a gestão de processos uma abordagem mais eficaz.
Com relação à gestão de processos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Práticas de programas de melhoria de processos (business process improvement - BPI) se propõem a realizar melhorias pontuais nos processos existentes. ( ) As iniciativas de reengenharia de processos (business process reengineering - BPR) são projetos de longa duração, de escopo amplo e que envolvem os principais processos. ( ) O potencial das soluções de Gestão de Processos de Negócio (business process management - BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E V, F e V.
Periodicamente todas as empresas precisam reavaliar o modo como operam, o que inclui avaliar a eficácia da estrutura organizacional. A gestão de processos proporciona o mapeamento para sua análise e melhoria. A técnica que realiza o redesenho completo das estruturas e dos processos, a fim de melhorar as operações denomina-se:
  • A PDCA.
  • B 5W2H.
  • C Six Sigma.
  • D Matriz GUT.
  • E Reengenharia.

Acerca das noções de administração e de seus conceitos fundamentais, julgue o item.


Por sua natureza incremental, com foco na melhoria contínua, a reengenharia de processos é considerada como uma ferramenta de gestão que contribui, por exemplo, para a melhoria no desempenho, na qualidade, nos custos e na velocidade de atendimento e que, por essa razão, é aconselhada para organizações que necessitem de adaptação a ambientes externos mais severos.

  • Certo
  • Errado

No que concerne à reengenharia organizacional, é correto afirmar que

  • A são características dessa reengenharia o foco nas funções e o repensar conceitos, métodos e sistemas.
  • B é utilizada na realização de reparos rápidos ou de mudanças cosméticas na empresa.
  • C tanto pode abranger apenas uma área como também toda a empresa.
  • D são dois os tipos de reengenharia organizacional: a de funções e a de processos.
  • E há dois componentes fundamentais na reengenharia organizacional: foco nas funções e uso das tecnologias da informação e comunicação.

De acordo com o BPM, a decomposição dos processos de negócio por afinidade, objetivo ou resultado desejado é representada por

  • A funções de negócio.
  • B subprocessos.
  • C atividades.
  • D cenários.
  • E tarefas de negócio.