Questões de Referencial Curricular para a Educação Infantil (Pedagogia)

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Conforme a legislação vigente sobre Educação Infantil, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as ___________________ e a ________________, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções:
  • A Aprendizagem e a acolhida.
  • B Necessidades e a tentativa.
  • C Interações e a brincadeira.
  • D Crianças e a aprendizagem.
  • E Práticas e a demanda.

Quanto ao que está proposto para o planejamento nos Anos Iniciais no Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, assinale a afirmativa incorreta.

  • A O planejamento é uma ferramenta imprescindível para uma satisfatória gestão do tempo, de materiais de ensino, de profissionais e também de espaço.
  • B Deve-se assegurar que todos os profissionais que atuam na área de educação participem do planejamento escolar, embora tal participação não esteja garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96.
  • C Para um planejamento pedagógico eficiente, é importante dar início a esse processo já no ano anterior, a partir do instante em que a equipe de professores e profissionais efetua a avaliação do que deu certo ou errado de acordo com as ações do último plano.
  • D O planejamento deve levar em consideração uma aprendizagem em que haja interação com o espaço escolar e com os espaços nos quais o estudante se insere. 
  • E O planejamento deve levar em consideração a expressão na aprendizagem de múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática.

Sobre o desenvolvimento infantil, com base no Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, assinale a afirmativa incorreta.

  • A A primeira infância é uma fase muito importante e deve ser tratada como tal, pois estão envolvidos de maneira significativa os aspectos físico, emocional, espiritual e cognitivo, que serão os alicerces para a sua aprendizagem e interação com o mundo físico e social.
  • B Todas as dimensões e situações da vida do bebê – relações familiares e sociais, condições de saúde a nível físico e psicológico, comportamento e interação social, nível socioeconômico da família – contribuem e influenciam a forma como ele se desenvolve a nível cognitivo, emocional e motor ao longo da vida.
  • C O desenvolvimento infantil da criança de 4/5 anos pode e deve ser medido e acompanhado normalmente como uma das estratégias de prevenção de saúde. Pode-se verificá-lo em vários eixos: motor, linguagem, social, afetivo, adaptativo e cognitivo, permitindo à criança conquistar determinadas metas que são normais e esperadas.
  • D O nível cognitivo da criança de 4/5 anos não está bastante desenvolvido, pois ela ainda não processa informações com clareza e independência, sem perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos.
  • E Os Campos e Experiências são propostos para assegurar os seis direitos previstos para os estudantes na Base Nacional Comum Curricular e sua organização curricular possui caráter interdisciplinar, conservando relações com as áreas de conhecimento, visando à promoção do desenvolvimento cognitivo da criança.

Assinale a opção que contém uma afirmação correta sobre a Educação Infantil no Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental.

  • A A Educação Infantil consiste em uma etapa do Ensino Fundamental.
  • B A Educação Infantil considera duas faixas etárias: as crianças bem pequenas e as pequenas.
  • C A Educação Infantil tem interações e brincadeiras como eixos estruturantes das suas práticas pedagógicas.
  • D Na Educação Infantil ainda não se deve assegurar as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios.
  • E A Educação Infantil surge como um direito da família e um dever do governo.

Segundo o Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, “Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento”.
Assinale a opção que contém uma competência que não faz parte dessas dez. 

  • A Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
  • B Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • C Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • D Mobilizar-se pessoal e coletivamente para o desenvolvimento de competências, hábitos e saberes intelectuais e psicomotores, com autonomia e consciência crítica. 
  • E Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.